UTFPR Guarapuava oferece 162 vagas no Vestibular de Inverno

29 de fevereiro de 2024 às 15:10

Vagas estão abertas para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica e Sistemas para Internet

O vestibular de inverno da UTFPR recebe inscrições até 09 de abril, por meio do Portal do Candidato, com o pagamento da taxa de R$ 150 até dia 10 do mesmo mês. As provas ocorrem no dia 19 de maio. O Campus Guarapuava oferece 162 vagas nos seguintes cursos:

Engenharia Civil (44 vagas)
Engenharia Mecatrônica (44 vagas)
Engenharia Mecânica (44 vagas)
Sistemas para Internet (30 vagas)

Ao todo, os candidatos podem concorrer a 4.219 vagas em 106 cursos em 13 campi do Paraná, com ingresso no 2º período letivo deste ano.

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para quem tem renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

É possível pedir isenção da taxa de inscrição até 22 de março. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, com o envio da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita.

Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas até 9 de abril.

Os candidatos podem escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. No caso de não aprovação em nenhuma das duas, ficarão automaticamente inscrito na lista de espera e continuará concorrendo nas chamadas seguintes.

O edital prevê a participação de treineiros, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.

Passo a passo

  1. Acesse o Portal do Candidato.
  2. Caso ainda não tenha, realize o cadastro dos dados pessoais e contatos.
  3. Responda ao questionário socioeconômico educacional.
  4. Preencha o formulário de inscrição, que indicará as modalidades possíveis de concorrência, de acordo com as respostas.
  5. Escolha a cidade em que quer realizar as provas e os cursos. Também selecione entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de língua estrangeira moderna.
  6. Finalize a inscrição.
  7. Caso necessário, ainda pelo Portal do Candidato, você poderá solicitar atendimento especial para as provas ou isenção da taxa de inscrição.

Sobre as provas

As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. Serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Mais informações podem ser encontradas no Espaço do Candidato, como o programa de provas, o manual de inscrição e o guia.

O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 13 de maio. A divulgação do resultado está prevista para o dia 2 de julho, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

Para saber mais, acesse a página do Vestibular e confira o edital.

Prudentópolis
27º
Tempo limpo
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
25º
Parcialmente nublado
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
30º
Parcialmente nublado
União da Vitória
26º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis