UTFPR Guarapuava integra comitiva do Paraná em missão internacional na Alemanha

1 de março de 2024 às 15:26

UTFPR Guarapuava integra comitiva do Paraná em missão internacional na Alemanha

Missão Internacional da Fundação Araucária e da SETI buscou conhecer as atividades na área da Madeira Engenheirada no país

O Diretor Geral do Campus Guarapuava da UTFPR, Marcelo Henrique Granza, integrou a comitiva que realiza nesta semana uma Missão Internacional coordenada pela Fundação Araucária e pela SETI em universidades e cidades da Alemanha para debater a madeira engenheirada.

O objetivo da Fundação foi reunir diferentes setores da produção científica na área para expor e buscar parcerias com as instituições alemãs. Também integrou a missão, o Diretor do Cilla Tech Park, Paulo Alvim e representantes da Unicentro, UEL, UEM, UFPR e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

“Participamos de uma série de reuniões sobre o que é realizado na Alemanha na área da madeira engenheirada, uma agenda completa com muitas visitas que vamos levar para a UTFPR Guarapuava várias possibilidades de parceria como mobilidades acadêmicas para os nossos estudantes”, explicou o diretor geral do Campus Guarapuava da UTFPR, Marcelo Henrique Granza.

A missão internacional buscou aprofundar parcerias e debater as pesquisas voltadas ao uso de madeira em setores estratégicos da construção civil. A visita ao Estado de Baden-Wurtemberg também explorou iniciativas parecidas com o NAPI em Madeira Engenheirada sediado na UTFPR Guarapuava.

Madeira Engenheirada

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech foi inaugurado em novembro de 2023 na UTFPR Guarapuava em conjunto com instituições parceiras como a Prefeitura de Guarapuava, Cilla Tech Park, Unicentro, UEL, UEM e UFPR.

A madeira engenheirada tem sua origem de floresta de manejo, plantadas para fins comerciais e que retiram CO2 da atmosfera.

Dessa forma, segundo a proposta, o recurso será mais sustentável e renovável se comparado aos demais materiais como o concreto e o aço.

O trabalho com a madeira engenheirada também atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
27º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim