Dia Mundial da Obesidade chama atenção para importância das realidades sociais

4 de março de 2024 às 15:52

No Dia Mundial da Obesidade, que acontece neste dia 4 de março, a Federação Mundial da Obesidade lança a campanha “Vamos falar sobre obesidade e…”, que tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde. O intuito da escolha do tema é focar na realidade social das famílias. Nos anos anteriores, a campanha incentivou as pessoas a reconhecer as causas da obesidade, aumentar o conhecimento sobre a doença e combater o estigma do peso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica obesidade como o excesso de gordura corporal que pode causar prejuízos à saúde e levar a outras doenças. Segundo o órgão, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo têm obesidade, sendo que 340 milhões são adolescentes. No Brasil, o Ministério da Saúde projeta que 21 milhões de pessoas terão a doença até 2030.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), mostram que no Paraná, das 1.618.413 pessoas adultas que tiveram peso e altura avaliados nas unidades da Atenção Primária à Saúde em 2023, 582.891 estavam com obesidade, o que representa 36,01%.

“A obesidade é multifatorial e influenciada pelo ambiente em que a pessoa vive. Nesse contexto há muita informação equivocada de fácil acesso, por isso é fundamental falar sobre o assunto e buscar informações confiáveis”, ressalta a nutricionista da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa, Cristina Klobukoski.

A OMS considera uma pessoa com obesidade quando o índice de massa corporal (IMC) é maior ou igual a 30kg/m2. Já as pessoas que possuem IMC entre 25 e 29,9kg/m2 são consideradas com sobrepeso, fator que já contribui para o surgimento de questões prejudiciais à saúde, como excesso de gordura na região abdominal.

Ainda de acordo com a nutricionista da Sesa, existem vários fatores que contribuem para o excesso de peso. “A organização do dia a dia e mudanças na rotina alimentar podem apoiar na prevenção e no tratamento da pessoa com obesidade”, diz. Ela ainda faz um alerta sobre a necessidade e importância da adoção de bons hábitos e comportamentos para a promoção da saúde. Isso inclui manter uma alimentação adequada e ser fisicamente ativo, que são pilares essenciais para alcançar qualidade de vida.

Segundo a Secretaria da Saúde, o tratamento bem-sucedido da obesidade corresponde a uma perda ponderal igual ou superior a 10% do peso inicial após um ano. Reduções de 5% a 10% já acarretam em melhorias significativas nos parâmetros cardiovasculares e metabólicos.

Confira algumas dicas sobre controle de peso:

– Preste atenção plena no momento da sua alimentação, coma devagar, mastigue bem os alimentos, evite distrações, aprecie sua refeição com calma e atenção e respeite os sinais de saciedade do seu corpo.

– Evite fazer dietas “milagrosas”. Dietas restritivas não funcionam a longo prazo e podem trazer prejuízos à sua saúde.

– Priorize a qualidade do que você come. Consuma uma alimentação variada, colorida, equilibrada e baseada em alimentos de verdade, in natura e minimamente processados, preferencialmente da época.

– Modere o consumo de alimentos processados e evite os ultraprocessados, bem como alimentos ricos em açúcares e gorduras.

– Seja ativo: no seu deslocamento, no ambiente de trabalho ou estudo, durante o seu lazer e nas tarefas domésticas. Teste várias atividades até encontrar uma prazerosa pra você.

– Verifique o seu peso com frequência: o aumento do peso pode ocorrer sem você perceber, pesar-se com frequência te ajudará a monitorar melhor e evitar o ganho excessivo.

– Faça um diário alimentar: anotar o que você come pode te ajudar a identificar o que está interferindo no seu processo de emagrecimento ou mesmo apoiar o profissional de saúde a te auxiliar da melhor forma.

– Aprenda habilidades culinárias: torne o processo do preparo de refeições mais prazeroso e ágil, busque receitas e dicas, cozinhe sempre que possível e congele alimentos, deixe as saladas já higienizadas.

– Mantenha uma alimentação saudável também fora de casa: observe primeiro todas as opções disponíveis antes de se servir para só depois escolher os alimentos e quantidades, de forma a evitar os excessos. Mantenha sua rotina alimentar.

 

Foto: SESA

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
25º
Tempo limpo
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
26º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis