Com recursos do Estado, UEPG adquire terreno para expansão em Ponta Grossa

6 de março de 2024 às 15:01

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebrou nesta terça-feira (5) uma conquista aguardada há mais de 30 anos. A instituição adquiriu o espaço do estacionamento que fica ao lado do Campus Central, em Ponta Grossa. A área, de 2.272,65 metros quadrados, pertencia à Copel e é utilizada pela UEPG desde 1993. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a compra do espaço foi viabilizada com recursos do Governo do Estado, liberados via Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“É uma importante conquista para a UEPG este terreno que há muito tempo vem servindo à instituição sem de fato pertencer à Universidade”, destacou o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona. “A aquisição do local dá segurança para a comunidade acadêmica, estamos felizes com esta conquista”.

Para Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, a compra da área é uma grande conquista de toda a comunidade. “No futuro, a Universidade terá expansão dos blocos didáticos dos cursos. Uma área deste espaço será destinada ao estacionamento e outra para salas de aula, com todos os equipamentos didáticos necessários para o funcionamento dos cursos”, ressaltou. “É um momento em que a Universidade mantém e preserva, numa região estratégica, um espaço aberto destinado a professores e agentes universitários”.

O processo de transferência do terreno iniciou há mais de três décadas. Em 1991, a UEPG solicitou a cessão do uso do local à Copel para instalação da Divisão de Recursos Humanos, da Seção de Transportes e do estacionamento da UEPG.

Os servidores da instituição podem estacionar no local desde 1993. A área foi revitalizada com a obra entregue em 2021. Os serviços contemplaram a redistribuição das vagas do estacionamento, troca do pavimento e das calçadas, novo sistema de drenagem e iluminação, plantio de árvores, acessibilidade e uma nova pintura para o espaço. O estacionamento agora dispõe de 79 vagas para veículo – 3 para idosos e 2 para pessoas com deficiência, 5 vagas para motocicleta e um espaço com 6 paraciclos.

Em 2023 a área foi declarada, por decreto, de “utilidade pública, para fins de desapropriação para uso da UEPG”, seguida da assinatura da Escritura Pública de Desapropriação Amigável, entre UEPG e Copel, em setembro de 2023, com emissão do registro do imóvel da universidade.

“A nossa parceria com a UEPG sempre foi marcada pela proximidade e cooperação entre as partes”, salienta o gerente de Divisão da Copel, Rafael Paixão Pereira. “Sabemos da importância do terreno para o Campus Central, testemunhamos as tentativas e foi necessário todo esforço e dedicação das equipes para alcançarmos este objetivo em comum”.

 

Foto: Jéssica Natal/UEPG

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
27º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim