Com novos leitos, Hospital Regional de Guarapuava alcança 354 cirurgias desde fevereiro

9 de março de 2024 às 09:05

Desde a incorporação de 52 novos leitos cirúrgicos no Hospital Regional de Guarapuava, no início de fevereiro, a unidade já realizou 354 cirurgias em diversas especialidades.

A unidade, situada no Centro-Sul do Paraná, atende os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. Ela tem ao todo 112 leitos, 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral.

O maior número de procedimentos foi cirurgia geral, com 150, seguido de urologia (116) e ortopedia (88). Além dessas especialidades, o hospital gerido pelo Estado conta com anestesista e médico clínico geral para atendimento na enfermaria.

A rede assistencial ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde na região também é referenciada para atendimentos de urgência.

Para o mês de março já estão agendadas 455 cirurgias eletivas, com capacidade de ampliação no decorrer do mês. “Trabalhamos muito para colher esses resultados e continuaremos a expandir os atendimentos e fortalecer os serviços de saúde na região para a população que aguarda a realização de cirurgias nessas especialidades”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“As equipes da Funeas não têm medido esforços para garantir todas as condições para que os serviços prestados aos pacientes no hospital avancem mais.

Ele é importante para toda a região central do Estado”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), entidade que faz a gestão da unidade, Marcello Machado. “Nossa previsão é termos uma média de 500 cirurgias por mês, atendendo a 5ª Regional de Saúde e outras áreas”.

REFERÊNCIA – O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a pandemia, a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 na região. Passado o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais. Desde então, soma mais de 2 mil atendimentos.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Neblina
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM