Decretos reduzem tempo para promoção na carreira de bombeiros e policiais militares

12 de março de 2024 às 14:21

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (11) os decretos que diminuem o tempo para a promoção nas carreiras do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Os decretos nº 5.135/24 e 5.136/24 reduzem o interstício para a promoção, ou seja, o período em que os praças devem ficar em sua patente até serem promovidos. Para o cargo de 3º sargento, esse intervalo cai de quatro para dois anos, e no de cabo, de cinco para dois anos e meio.

Com essa mudança, a previsão é que mais profissionais cresçam na carreira das duas corporações. Por isso, os textos estabelecem o número de vagas que poderão ser abertas para o avanço na carreira neste ano. Serão até 1.715 vagas para as graduações de cabo e 3º sargento da PMPR e até 273 vagas para cabo e 3º sargento do Corpo de Bombeiros.

As promoções serão implantadas ao longo do ano – nos dias 21 de abril, 10 de agosto e 19 de dezembro – e demonstram a valorização das forças de segurança do Paraná. “Estamos modernizando os quadros da segurança pública do Paraná, com a contratação de novos agentes e a valorização daqueles que trabalham diariamente para combater os crimes e para melhorar a segurança da nossa população”, disse Ratinho Junior.

No ano passado, o Governo do Estado fez a maior contratação da história da Polícia Militar, com a formatura de 2.485 policiais, que passaram a atuar em todas as regiões do Paraná. Com 419 novos profissionais, o Corpo de Bombeiros também formou, em 2023, sua maior turma em 10 anos.

 

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

Prudentópolis
22º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim