Produção do milho com tecnologia e sustentabilidade é tema de dia de campo em Irati

13 de março de 2024 às 13:28

Produtores rurais e técnicos se reuniram no “Dia de Campo do Milho” promovido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), na última quinta-feira (07).

O encontro incluiu palestras e demonstrações no campo e teve como objetivo fornecer assistência técnica aos produtores locais, buscando melhorias na produção.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski afirma que a importância dos dias de campo é demonstrar na prática os resultados positivos que podem ser obtidos quando o agricultor busca implantar na propriedade a assistência técnica. “É uma oportunidade para os agricultores perceberem que têm apoio e acesso à tecnologia e que isso contribui significativamente para a sua permanência e sucesso na atividade agrícola”, explica.

Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados ao cultivo do milho, desde o preparo do solo até o manejo das pragas, como a cigarrinha, que tem representado um desafio para os produtores da região. O engenheiro agrônomo do IDR Paraná, Flávio Cardoso D’Angelo relata que ela causa uma doença complexa que tem motivado diversas pesquisas para encontrar métodos eficazes de controle.

“A cigarrinha é vetor de uma doença chamada enfezamento do milho que tem afetado as plantações na região. E como ela tem o poder de migrar de uma cultura para outra porque consegue voar distâncias muito longas, é um problema que tem que ser encarado com a comunidade e não apenas individualmente.

Ainda estamos em busca de soluções efetivas para esse problema, já existem híbridos de milho que apresentam resistência ou tolerância a essa doença, porém, não estão disponíveis para todos”, explicou D’Angelo.

O Dia de Campo foi realizado na propriedade de Miecislau Teleginski que tem como atividade principal a bovinocultura de leite e planta milho para a alimentação dos animais.

Há alguns anos, Teleginski conta com a assistência técnica do IDR Paraná e da Prefeitura de Irati e vem colhendo bons resultados. “Com o acompanhamento a produção melhora bastante.

Então, muitos agricultores não aproveitam eventos como esse, mas eles acabam se prejudicando. Com o resultado que temos aqui, acredito que vale muito a pena trabalhar junto com os técnicos”, destaca.

Outro ponto que foi destaque no Dia de Campo foi o cuidado com a proteção de fontes. Na sua propriedade, Teleginski tem três nascentes protegidas que são essenciais para o uso na produção do leite.

O agricultor ressalta que a atenção para preservação da água foi algo que aprendeu desde a infância com seus pais e que dá continuidade até os dias de hoje, agora também, com apoio da Prefeitura em um dos pontos.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Neblina
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM