Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ marca presença no maior evento de cooperativas de crédito do mundo

13 de março de 2024 às 13:18

Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ marca presença no maior evento de cooperativas de crédito do mundo

Integrante do Comitê Jovem da cooperativa, Sidnei Alves Taborda participará do evento em Boston (EUA), representando o Sicredi e o Brasil

O membro do Comitê Jovem da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Sidnei Alves Taborda, de 28 anos, desenvolveu o projeto “Caminhos da Energia”, após participar do Super Summit Sicredi, em Foz do Iguaçu (PR), onde encontrou inspiração para criar um projeto de impacto social positivo.

Sua experiência com o Comitê Jovem e o evento possibilitaram que ele observasse de perto o compromisso do Sicredi em formar novos líderes e promover mudanças positivas no mundo.

Com base nos valores do cooperativismo e com o apoio da Fundação Sicredi e da cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, ele pôde desenvolver-se e ganhar experiência. Juntamente com  mais 12 voluntários, colocou em prática o projeto.

“Como empreendedor há 13 anos e psicólogo, além de cofundador da Climadek – Energia Solar, sempre busquei integrar inovação e consciência social em minhas ações. Foi assim que surgiu o projeto “Caminhos da Energia”, focado em compartilhar conhecimento atualizado sobre sustentabilidade e transição energética”, explica Taborda.

Para levar o projeto ainda mais longe, o jovem associado inscreveu a iniciativa no  WYCUP – World Council Young Credit Union People, um programa internacional que visa estimular a formação de jovens lideranças.

O WYCUP também premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. O associado da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ foi o único brasileiro premiado em 2023 para participar da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito e apresentar seu projeto.

“Vejo este momento como o início de uma grande história. Espero inspirar outros jovens com minha trajetória e estou muito animado para compartilhar as experiências e aprendizados que viverei em Boston este ano”, comenta Sidnei.

No ano de 2023, o programa teve um recorde de candidaturas, com 113 jovens inscritos de todo o mundo. O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês) ofereceu seis bolsas, permitindo que  jovens líderes de cooperativas de crédito se conectassem  com cooperados de outros países durante cinco dias de intercâmbio e networking.

“Saber que um membro do nosso Comitê Jovem foi premiado e reconhecido pela sua contribuição significativa, por meio de seu projeto de impacto social, é emocionante.

Isso nos enche de orgulho e demonstra o quanto o nosso trabalho junto ao Comitê Jovem está cumprindo com o seu principal objetivo: impulsionar jovens por meio de ações de desenvolvimento pessoal e profissional”, relata a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Maria Gisele Pontarollo.

“Para a nossa cooperativa é uma imensa satisfação poder contribuir para o desenvolvimento dos jovens e inspirar seus planos por meio dos nossos valores cooperativos.

Temos certeza de que essa oportunidade será uma porta de entrada para o aprendizado e compartilhamento com colegas ao redor do mundo”, ressalta o presidente da cooperativa, Santo Cappellari.

Caminhos da Energia

O projeto tem como objetivo fornecer conhecimento atualizado sobre energia renovável aos alunos de instituições educacionais, incentivando sua curiosidade sobre o tema e inspirando-os a serem  protagonistas de um futuro sustentável.

Além disso, a iniciativa busca transformar a região em um modelo global de sustentabilidade. Até o momento, o projeto alcançou mais de 500 estudantes em 10 escolas e  duas universidades, contando com o apoio de 12 voluntários.

As bolsas WYCUP 2024 foram atribuídas a:

  • Julian Nagi (Irlanda)
  • Clara Kiefel-Johnson (Austrália)
  • Tia Warbrick (Reino Unido)
  • Nazira Burgos (Costa Rica)
  • Sidnei Alves Taborda (Brasil)
  • Kerry-Ann Mccollin (Barbados)

 

Prudentópolis
18º
Chuva
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Neblina
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM