Aliel é homenageado com placa em Comissão na Câmara Federal

14 de março de 2024 às 08:32

Aliel é homenageado com placa em Comissão na Câmara Federal

Parlamentar, que presidiu a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, participou do descerramento da placa na Galeria dos Presidentes 

O deputado federal ponta-grossense Aliel Machado (PV-PR) participou nesta quarta-feira, 13, do descerramento da placa na Galeria dos Presidentes da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), na Câmara dos Deputados.

A homenagem faz parte da troca no comando do colegiado para 2024. O parlamentar, que já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, passa agora a liderar a Comissão de Cultura.

“Foi uma grande alegria presidir essa comissão que é tão importante para toda a sociedade. Tivemos vários desafios, muitas conquistas e outras ainda teremos que lutar. Continuarei agora como membro da comissão, ajudando no que for preciso”, disse Aliel.

Entre as pautas defendidas durante a presidência do paranaense na Comissão estão a ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, que é um tratado internacional que visa promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas idosas.

Além disso, uma missão oficial, liderada pelo deputado Aliel, esteve com o Papa Francisco no Vaticano para entregar uma homenagem pelos serviços prestados pelo pontífice em defesa dos idosos no mundo.

O Prêmio Zilda Arns, proposto pelo parlamentar, foi aprovado por unanimidade e entregue em uma audiência que durou mais de 40 minutos no Vaticano. 

Durante sua fala, Aliel destacou ainda a unidade da comissão, superando qualquer divergência política. “É realmente gratificante ver que as diferenças políticas foram deixadas de lado em prol de um objetivo comum, priorizando a pauta da pessoa idosa. É muito importante destacar e celebrar esses avanços”, afirmou o deputado. 

Novo Desafio

O papel de destaque que o parlamentar ponta-grossense vem tendo na Câmara dos Deputados deve continuar este ano. Além de já ter presidido duas Comissões importantes na Casa, Aliel assumiu esta semana a presidência da Comissão de Cultura.

É a terceira comissão consecutiva do deputado. No total, a Câmara tem apenas 30 comissões permanentes, composta por 30 titulares, para 513 parlamentares. 

Ainda reforçando o seu papel de liderança no Congresso, Aliel relatou ainda o projeto sobre o Mercado de Carbono (PL2148), um dos projetos considerados mais importantes para o futuro do país.

Com a relatoria, o parlamentar foi um dos integrantes da comitiva brasileira na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O PL foi aprovado em dezembro pela Câmara e seguiu para o Senado Federal. 

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
25º
Tempo limpo
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
26º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis