Inaugurado em Ipiranga a nova base do SAMU

14 de março de 2024 às 08:50

Ipiranga ganha Base do SAMU

Nova Base fortalece regionalização do serviço nos Campos Gerais

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 12, a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ipiranga.

O Município passa a contar com uma ambulância de suporte básico do SAMU, tripulada por uma equipe composta por cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas, que trabalham em turnos para atender a população 24 horas por dia, todos os dias.

Para o Prefeito de Ipiranga, Douglas Davi Cruz, a nova base é uma conquista.  “Ter uma base do SAMU instalada aqui no município nos passa muita confiança de que vidas serão salvas.

O atendimento com agilidade, rapidez, pode, com certeza, salvar vidas”, garante. “Vale todo o investimento, treinamento de uma equipe completa, que vai estar aqui, à disposição, quando for necessário”, completa. “É uma conquista muito grande do povo de Ipiranga. Uma vida não tem preço! Tudo que pudermos investir em prol da saúde de Ipiranga, nós faremos”, finaliza.

“Hoje, com grande alegria, inauguramos a nossa base do SAMU, totalmente estruturada, com equipe capacitada. O SAMU nos ajuda muito nas urgências e emergências, regulação de vagas e acelera o processo de atendimento dos pacientes mais urgentes”, garante a Secretária Municipal de Saúde, Elizete Vieira.

“É uma alegria inaugurar essa base, para melhor atender nossa população, salvar vidas. É para isso que trabalhamos todos os dias aqui. Em primeiro lugar, a saúde, o resto nós corremos atrás. É uma conquista que batalhamos por anos e hoje está se concretizando”, comemora a Vice-Prefeita, Ivonete Costa.

A Diretora do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), Scheila Mainardes, conta que participou em 2017, juntamente com os secretários municipais de saúde, da construção do Plano de Ação Regional para implantação do SAMU na região dos Campos Gerais.

Ela acrescenta, ainda, que as ambulâncias são fornecidas pelo Ministério da Saúde a partir deste plano, com base em estudos técnicos e parâmetros do próprio Ministério da Saúde, e com aprovação pela esfera Regional, Estadual e Federal. Depois, em 2018, participou da formatação do Consórcio para a gestão do SAMU na região.

Ela explica que a implantação do SAMU no Município garante à população um atendimento mais ágil e eficaz em casos de urgência. “Isso inclui situações como acidentes de trânsito, mal súbito, trauma, crises convulsivas, infarto, AVC, queimaduras graves, dentre outros casos em que haja risco à vida ou sofrimento da vítima”, destaca.

A Diretora Técnica do CIMSAMU, Dra Kelly Chi Kravchychyn destaca em quais casos é necessário acionar o SAMU: acidentes com vítimas; afogamentos; choque elétrico; problemas cardiorrespiratórios; intoxicação por produtos químicos, medicamentos, venenos e outros; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto; tentativas de suicídio; desmaios; pressão alta e dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; suspeita de AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial); suspeita de infarto (dores no peito de início súbito com irradiação); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento e/ou desabamento; crises convulsivas; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. “A população de Ipiranga, agora, deve acionar o atendimento pré-hospitalar para os casos citados apenas pela linha 192, cujas ligações são gratuitas e que conta com profissionais capacitados para prestar a melhor orientação e, se necessário, encaminhar atendimento das ambulâncias”, reforça.

O SAMU atua também na transferência inter-hospitalar de doentes graves, porém, neste caso, a solicitação é feita exclusivamente pela instituição hospitalar.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
27º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim