Com apoio do Estado, Hospital Pequeno Príncipe inaugura oito novos leitos de UTI

18 de março de 2024 às 16:01

O Hospital Pequeno Príncipe (HPP), em Curitiba, inaugurou oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a ampliação, de 68 para 76 leitos, o hospital filantrópico terá condições de realizar 500 novos atendimentos a crianças e adolescentes por ano. O espaço foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Volkswagen do Brasil, por meio do Programa Paraná Competitivo. A nova estrutura recebeu investimentos de R$ 4,8 milhões.

As novas instalações irão atender neonatos, lactentes, crianças e adolescentes em tratamento clínico, pré-cirúrgico e pós-operatório nos serviços da instituição ligados à cardiologia. Além disso, o aumento na capacidade de atendimento contribuirá para o equilíbrio da alta demanda de pacientes provenientes de vários municípios do Paraná que vêm até a capital paranaense em busca de tratamentos de alta e média complexidade oferecidos pelo Hospital.

A nova estrutura irá garantir mais acesso, segurança e qualidade na assistência prestada. O investimento possibilitou a instalação de boxes individualizados, com ilhas de atendimento exclusivas,

“Estamos cumprindo mais uma determinação do governador Ratinho Júnior, que é estreitar laços com quem ajuda a cuidar dos paranaenses. Essa ampliação dará a possibilidade de recuperar crianças e adolescentes de cirurgias cardíacas de grande porte não só do Paraná, mas do Brasil inteiro”, disse o secretário estadual d Saúde, Beto Preto. “Graças a esse investimento, isso vai acontecer com equipamentos novos e uma equipe muito bem treinada”.

Referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica de bebês com até 30 dias de vida, o hospital é uma das três instituições que mais realizam esse procedimento no Brasil. “A sensibilidade do Governo do Estado coloca o Paraná num nível muito alto de atendimento. Esse ponto de convergência e parceria com a Sesa precisa ser permanentemente alimentado para qualificar cada vez mais o atendimento a esses pacientes”, ressaltou o diretor corporativo do HPP, José Álvaro da Silva Carneiro.

“Estamos orgulhosos dessa parceria da Volkswagen do Brasil com o Governo do Paraná. Isso contribui significativamente para o fortalecimento do sistema de saúde, garantindo que mais crianças e adolescentes tenham acesso aos cuidados necessários em momentos críticos. Estamos buscando estabelecer parcerias que gerem um impacto positivo duradouro como esse”, afirmou o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago.

PEQUENO PRÍNCIPE – Referência nacional no atendimento a crianças e adolescentes, o HPP é uma instituição sem fins lucrativos que dedica 60% de sua capacidade para doenças de média e alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com 369 leitos, incluindo as UTIs (Geral, Cirúrgica, Neonatal e da Cardiologia), o hospital atende 47 especialidades e áreas de atuação, com equipes multiprofissionais. Em 2023, realizou cerca de 230 mil atendimentos ambulatoriais, 18 mil cirurgias e 310 transplantes – cinco deles cardíacos.

Em dezembro do ano passado, com apoio do Governo do Estado, a direção do hospital anunciou a construção da nova unidade que fará parte do complexo. Além de recursos próprios da entidade, os investimentos, que somam R$ 70 milhões, são provenientes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), emendas da bancada de deputados federais e da Itaipu Binacional. Ela ficará no bairro Bacacheri.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na inauguração a deputada estadual Márcia Huçulak; a diretora do departamento de Atenção à Saúde Municipal de Curitiba, Oksana Maria Volochtchuk; o gerente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Sandro Jorge Barbosa, e a representante da equipe de Relações Institucionais e Governamentais da montadora, Alessandra Ferraz Bacelar de Oliveira, além de diretores do HPP.

Foto: SESA
Prudentópolis
27º
Tempo limpo
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
25º
Parcialmente nublado
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
30º
Parcialmente nublado
União da Vitória
26º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis