Em 1ª visita ao Paraná, embaixador da Ucrânia será recebido na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19)

19 de março de 2024 às 08:11

Em 1ª visita ao Paraná, embaixador da Ucrânia será recebido na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19)

 

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe nesta terça-feira (19) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, em sua primeira visita ao estado que concentra o maior grupo de descendentes de ucranianos da América Latina – cerca de 500 mil pessoas.

O convite foi da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que também intermediou uma reunião com o prefeito Rafael Greca. O embaixador assumiu o cargo em junho do ano passado.

O embaixador será recebido, às 14 horas, pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), no Gabinete da Presidência da Assembleia e em seguida participará da sessão plenária, quando falará no Grande Expediente.

A agenda no Paraná inclui ainda audiências no Governo do Estado, palestra na Universidade Federal do Paraná (UFPR), visita a Prudentópolis, Mallet e Irati (com reunião na Unicentro sobre estudos eslavos e ensino da língua ucraniana), entre outras atividades.

“É uma agenda das mais relevantes para o estreitamento das relações entre os dois países, e o apoio que podemos dar é fundamental neste período tão conturbado após a invasão feita pela Rússia”, diz Márcia, que é descendente de ucranianos por parte de pai.

Apoio

De acordo com presidente da Representação Central Ucraniano- Brasileira e organizador da visita, Vitório Sorotiuk, o embaixador deve agradecer o apoio da Assembleia ao seu país.

Em decorrência da invasão russa, ocorrida em 2022, por exemplo, a bandeira ucraniana ficou hasteada por cerca de um ano no Poder Legislativo.

Além disso, a Casa aprovou uma manifestação de apoio incondicional à Ucrânia no conflito com a Rússia, proposta pelos deputados Luiz Cláudio Romanelli e Ademar Traiano.

Diz o documento: “Deputados Estaduais manifestam incondicional solidariedade ao povo ucraniano e abraçam a comunidade que escolheu viver no Paraná”.

Projetos

Além disso, tramita na Casa um projeto de lei proposto pelo deputado Anibeli Neto que inclui no calendário oficial do estado um dia de homenagem às vítimas do Holodomor (genocídio da população ucraniana, ocorrido entre 1931 e 1933, quando morreram de fome cerca de 7 milhões de pessoas em decorrência da política agrícola da então União Soviética).

Visita

Melnyk vem acompanhado da esposa, Svitlana Melnyk. A comitiva das atividades inclui também o cônsul honorário da Ucrânia Mariano Czailkowski, além de Vitório Sorotiuk.

Biografia

Advogado por formação, antes do Brasil Andrii Melnyk foi embaixador na Alemanha e vice-ministro das Relações Exteriores de seu país.

Prudentópolis
18º
Chuva
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Neblina
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM