Irati comemora o Dia da Água com mais de 200 nascentes protegidas

23 de março de 2024 às 11:36

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar realizou mais uma proteção de nascente em ação alusiva ao Dia da Água, comemorado neste dia 22 de março.

A atividade contou com a presença de estudantes do curso Técnico em Florestas, do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva (Colégio Florestal). Desde sua criação, o Programa de Proteção de Nascentes já foi executado em mais de 200 pontos pela Prefeitura Municipal de Irati.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski ressalta que um dos principais objetivos da Secretaria é cuidar dos recursos naturais e do maior tesouro que a humanidade possui que é a água.

“Nossos técnicos Alessandro Trybek e Osnei Abel Lopes, os estagiários da Secretaria juntamente com os alunos do Colégio Florestal se envolveram nessa ação que busca além de preservar a água, criar consciência ambiental.

É fundamental que todos se preocupem com as gerações futuras, cuidando daquilo de mais precioso que nós temos e, aqui, essa fonte está sendo protegida e ficará à disposição de toda a comunidade”, afirma Gnatkowski.

A nascente protegida na ação fica localizada no Loteamento Village Solaris e, segundo o técnico responsável pelo Programa de Proteção de Nascentes em Irati, Alessandro Trybek, ela é considerada a “nascente mãe” do Bosque São Francisco, pois é a primeira que dá o fluxo de água que corre até o local.

“Recebemos a solicitação via protocolo e, em alusão ao Dia da Água, fizemos essa proteção de nascente com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da água e, também, para que essa água possa ser utilizada pela comunidade. Ou seja, a partir de agora ela fica recuperada, protegida e conservada”, destaca Trybek.

O pedido para proteção da nascente foi feito pelo morador Pedro Henrique Wasilewski, que conta que já conhecia o trabalho feito através do programa. “Gostaria de agradecer a Prefeitura por ter atendido a minha solicitação.

Como morador do bairro, há alguns anos, identifiquei essa nascente e como já conhecia o trabalho da Secretaria, protocolei o pedido e fiz a aquisição dos materiais utilizados aqui. A água é nosso maior bem, por isso, esse projeto é muito importante”, afirma o morador.

Segundo o coordenador do curso de Técnico em Florestas do Colégio Florestal, Gilcinei Linhares, do ponto de vista pedagógico, a atividade contribui para que os estudantes possam aliar o que estudam na teoria com a prática.

“Ficamos felizes com o convite da Prefeitura para participar dessa ação conjunta. Nossos alunos têm no currículo e nas ementas de várias disciplinas, temas como a proteção do solo e conservação de água.

Então, participar da reconstituição de uma nascente vai ao encontro do que eles aprendem na teoria, principalmente, nesse Dia da Água.

É uma ação significativa para o nosso colégio, para os alunos e para a sociedade como um todo”, conclui o coordenador.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
27º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim