Governador inaugura a Cidade do Idoso de Irati, espaço modelo para a população 60+ no Estado

4 de abril de 2024 às 14:34

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (4) o Complexo Social Cidade do Idoso em Irati, no Centro-Sul do Paraná. Iniciativa pioneira no Estado, a Cidade do Idoso é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e da prefeitura de Irati, e reúne uma série de serviços e atendimentos voltados à terceira idade.

No local, que já está em funcionamento, os idosos podem passar o dia de forma gratuita, tendo acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.

O investimento foi de R$ 8,2 milhões, com recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do município. “Esse complexo para o atendimento ao idoso oferece uma série de atividades e é um centro regional, não apenas para Irati, mas também atendendo todos os municípios da região”, disse o governador.

Ratinho Junior ressaltou que espaços como a Cidade do Idoso e iniciativas como o Condomínio do Idoso, que deve alcançar 35 unidades, já preparam o Estado para a tendência de envelhecimento da população. Segundo o Censo 2022, a população idosa paranaense praticamente dobrou nas duas últimas décadas.

“Estamos com uma série de políticas para as pessoas idosas, porque a tendência é que já em 2030 o Paraná tenha mais idosos do que crianças.

Então temos que planejar agora essas políticas para que a população possa envelhecer com qualidade”, ressaltou. “Estamos construindo centros de convivência em outras cidades, mas a ideia é replicar este complexo de Irati no Estado todo. Ele oferece uma série de atividades a esse público, porque a terceira idade é para ser vivida com qualidade de vida”.

Segundo o Censo, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado atualmente, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

“O Paraná que queremos é um lugar onde as pessoas idosas sejam cuidadas e respeitadas, e as pessoas que cuidam sejam valorizadas”, afirmou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

“O Censo demonstrou o envelhecimento da população, e cada vez mais as famílias vão precisar de apoio para dar um atendimento digno, com qualidade de vida, para promover um envelhecimento ativo e saudável. E esta obra representa tudo isso”.

COMPLEXO – O complexo de 3,8 mil metros quadrados, localizado no Centro de Tradições Willy Laars, conta com piscina, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, com vestiários feminino e masculino, consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato, jogos e refeições, capela e outras estruturas, que vão atender a população idosa da cidade e de outros nove municípios da região.

“Nosso objetivo é investir em ações e infraestrutura que façam diferença na vida dos cidadãos paranaenses”, ressaltou o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel. “E aqui tem um diferencial, porque é um grande centro do idoso para convivência, atuação, para melhorar a atividade física e mental das pessoas idosas de Irati e da região”.

Na solenidade, a Secid também confirmou o repasse de recursos para o município adquirir um ônibus para fazer o transporte das pessoas que participam das atividades na Cidade do Idoso. Também foi lançada a Olimpíada 60+ de Irati, competição que vai contar com diversas modalidades voltadas para essa faixa etária.

“É um projeto pioneiro aqui em Irati que vai servir de exemplo para o Paraná inteiro. Ele vai proporcionar qualidade de vida ao idoso, para que eles possam aproveitar e ter acesso ao lazer, assistência médica e a atividades físicas”, ressaltou o prefeito Jorge Derbli. “Queremos não só que a população idosa de Irati, mas também dos municípios do entorno venham participar aqui conosco, passar o dia fazendo hidroginástica, yoga, informática e todas as atividades disponíveis”.

Prudentópolis
28º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
27º
Tempo nublado
Guarapuava
25º
Parcialmente nublado
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
32º
Parcialmente nublado
União da Vitória
29º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São Josafat, comunica o falecimento da Sra Tereza Kubacieviz.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Maria De Lourdes Kulak Pastuch
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Antônia Lopes Alcântara.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Maria Francisca Assis Krutsch.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr José Stadler aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • R$ 100 milhões do projeto Escola Mais Bonita já estão na conta dos colégios estaduais
  • 1ª Exposição Integrarte na Escola Municipal Marcos Antoniu:
  • Programa SUS Digital tem adesão de 100% dos municípios paranaenses
  • DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava
  • Solidariedade: Bombeiro Militar de Prudentópolis Está Recebendo Donativos Para as Vítimas das Enchentes no Rio Grande do Sul!
  • COLISÃO EM CRUZAMENTO DE PRUDENTÓPOLIS DEIXA UM FERIDO E DANOS MATERIAIS