Governador inaugura a Cidade do Idoso de Irati, espaço modelo para a população 60+ no Estado

4 de abril de 2024 às 14:34

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (4) o Complexo Social Cidade do Idoso em Irati, no Centro-Sul do Paraná. Iniciativa pioneira no Estado, a Cidade do Idoso é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e da prefeitura de Irati, e reúne uma série de serviços e atendimentos voltados à terceira idade.

No local, que já está em funcionamento, os idosos podem passar o dia de forma gratuita, tendo acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.

O investimento foi de R$ 8,2 milhões, com recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do município. “Esse complexo para o atendimento ao idoso oferece uma série de atividades e é um centro regional, não apenas para Irati, mas também atendendo todos os municípios da região”, disse o governador.

Ratinho Junior ressaltou que espaços como a Cidade do Idoso e iniciativas como o Condomínio do Idoso, que deve alcançar 35 unidades, já preparam o Estado para a tendência de envelhecimento da população. Segundo o Censo 2022, a população idosa paranaense praticamente dobrou nas duas últimas décadas.

“Estamos com uma série de políticas para as pessoas idosas, porque a tendência é que já em 2030 o Paraná tenha mais idosos do que crianças.

Então temos que planejar agora essas políticas para que a população possa envelhecer com qualidade”, ressaltou. “Estamos construindo centros de convivência em outras cidades, mas a ideia é replicar este complexo de Irati no Estado todo. Ele oferece uma série de atividades a esse público, porque a terceira idade é para ser vivida com qualidade de vida”.

Segundo o Censo, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado atualmente, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

“O Paraná que queremos é um lugar onde as pessoas idosas sejam cuidadas e respeitadas, e as pessoas que cuidam sejam valorizadas”, afirmou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

“O Censo demonstrou o envelhecimento da população, e cada vez mais as famílias vão precisar de apoio para dar um atendimento digno, com qualidade de vida, para promover um envelhecimento ativo e saudável. E esta obra representa tudo isso”.

COMPLEXO – O complexo de 3,8 mil metros quadrados, localizado no Centro de Tradições Willy Laars, conta com piscina, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, com vestiários feminino e masculino, consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato, jogos e refeições, capela e outras estruturas, que vão atender a população idosa da cidade e de outros nove municípios da região.

“Nosso objetivo é investir em ações e infraestrutura que façam diferença na vida dos cidadãos paranaenses”, ressaltou o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel. “E aqui tem um diferencial, porque é um grande centro do idoso para convivência, atuação, para melhorar a atividade física e mental das pessoas idosas de Irati e da região”.

Na solenidade, a Secid também confirmou o repasse de recursos para o município adquirir um ônibus para fazer o transporte das pessoas que participam das atividades na Cidade do Idoso. Também foi lançada a Olimpíada 60+ de Irati, competição que vai contar com diversas modalidades voltadas para essa faixa etária.

“É um projeto pioneiro aqui em Irati que vai servir de exemplo para o Paraná inteiro. Ele vai proporcionar qualidade de vida ao idoso, para que eles possam aproveitar e ter acesso ao lazer, assistência médica e a atividades físicas”, ressaltou o prefeito Jorge Derbli. “Queremos não só que a população idosa de Irati, mas também dos municípios do entorno venham participar aqui conosco, passar o dia fazendo hidroginástica, yoga, informática e todas as atividades disponíveis”.

Prudentópolis
18º
Chuva
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Neblina
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM