Ratinho Junior lidera missão à Índia em busca de soluções em inovação e tecnologia

9 de abril de 2024 às 09:15

A Índia será o destino da próxima viagem internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. De 11 a 16 de abril, a missão vai buscar parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático.

Nas agendas da viagem estão encontros com executivos de multinacionais indianas de diferentes segmentos, bem como agendas oficiais com ministros do país. A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

Quinta maior economia do planeta e país mais populoso do mundo – ultrapassou a China em 2023, com 1,4 bilhão de habitantes –, a Índia é referência mundial em tecnologia.

O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná, onde empresas indianas já atuam e há projetos de cooperação com as universidades estaduais.

Em janeiro, o governador Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Na oportunidade, eles trataram, entre outros assuntos, da missão paranaense que terá agendas nas cidades de Mumbai, Pune, Nova Delhi e Ahmedabad.

Ratinho Junior destacou que o Estado investe para se tornar o grande polo de inovação no Brasil e um berçário de profissionais do setor, a exemplo do que a Índia é para o mundo.

Por isso a importância da aproximação com o mercado de tecnologia e inovação indiano, maior produtor global de softwares, além de destaque na produção de eletroeletrônicos, produtos agroindustriais e de biotecnologia.

“Essa nova missão tem como objetivo ampliar as parcerias estratégias com a Índia. Acabamos de lançar a Fábrica de Ideias e queremos estabelecer grandes parcerias com esse gigante da tecnologia e da inovação, o que pode resultar em novos empregos no Paraná”, afirmou o governador.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que a Índia é um modelo a ser seguido no cenário de tecnologia e inovação.

Isso porque mesmo sendo o país mais populoso do mundo, o gigante asiático conseguiu levar internet e outras ferramentas tecnológicas a grande parte da população. “Até anos atrás a Índia tinha um índice péssimo de digitalização, de informatização de documentos, de levar internet à população. Por isso vamos lá aprender a fórmula do sucesso”, apontou.

MUMBAI – A agenda da comitiva paranaense começa na quinta-feira (11) em Mumbai com uma visita ao embaixador brasileiro na Índia, João Mendonça.

Em seguida acontece uma agenda ligada à infraestrutura e energia com o grupo Kalpataru, corporação que atua em diversos segmentos, como os setores imobiliário, de engenharia, infraestrutura, energia, logística, materiais de construção, entre outros. No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1,6 mil pessoas no Estado.

PUNE – Na sexta-feira (12), a agenda será na cidade de Pune e começa com a assinatura da parceria entre a Fundação Araucária – órgão de fomento à pesquisa no Paraná – e o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia (C-DAC da sigla em inglês) para instalação de um computador de alta performance na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Além do supercomputador, a parceria também prevê um centro de treinamento de TI de última geração no Paraná.

No mesmo dia, a pauta será entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Serum, líder global na produção de vacinas, com produção anual de 1,5 bilhão de doses para diversas doenças, incluindo Covid-19.

A gigante farmacêutica indiana fornece vacinas para 170 países.

Com tamanho know-how, o Tecpar busca parceria para produção de vacinas em seu laboratório na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O instituto paranaense é referência na produção não só de imunizantes, como também de medicamentos biológicos e kits de diagnóstico humano e animal.

É o Tecpar, por exemplo, quem fornece vacina contra raiva para animais ao Ministério da Saúde – em dezembro foi acordada a entrega de 26 milhões de doses do imunizante até o fim de 2024.

NOVA DELHI – Na outra semana a missão chega na capital indiana, Nova Delhi. Na segunda-feira (15), o governador visita o ministro de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia, Ashwini Vaishnav.

Na pauta, oportunidade de projetos colaborativos em áreas de ponta, como inteligência artificial, blockchain e segurança cibernética. Também será debatida o potencial de colaboração em Infraestrutura Pública Digital (DPI, da sigla em inglês).

Na sequência, a agenda será com o ministro da Habitação e Assuntos Urbanos, Shri Hardeep Puri. Na pauta, o conceito de Cidades Inteligentes, além de infraestrutura urbana. O ministério também lidera o programa de etanol na Índia.

A pauta seguinte será startups, em um almoço com representantes da Startup India, projeto que implementou diversos programas para apoiar empreendedores digitais no país.

Tal iniciativa colaborou para que a Índia passasse a ser um país criador de empregos. O programa é ligado ao Departamento de Política e Promoção Industrial do governo indiano. Nesse encontro, a comitiva paranaense vai em busca de potenciais parcerias, investimentos e oportunidades de colaboração com startups.

Ainda em Nova Delhi, o governador vai se encontrar com representantes da NITI Aayog, órgão de pensamento estratégico de formulação de políticas do governo indiano. A NITI Aayog formula ações em áreas diversas, como economia, plnaejamento, desenvolvimento social, infraestrutura, educação, saúde, entre outros setores sensíveis da sociedade indiana.

AHMEDABAD – O último dia da visita internacional será na cidade de Ahmedabad, com a inauguração da fábrica da Packem.

A empresa brasileira, com planta em Curitiba, é líder na América do Sul na produção de big bags – embalagens que fazem o armazenamento e transporte de produtos a granel, como fertilizantes, sementes, minérios e resinas plásticas.

A última agenda envolve uma reunião de Ratinho Junior com o ministro-chefe do estado de Gujarat, Bhupendra Patel. Na ocasião, a missão também vai se encontrar com a equipe do Vibrant Gujarat, evento de negócios globais realizado a cada dois anos que reúne líderes empresariais, investidores, políticos e acadêmicos do mundo todo.

Prudentópolis
19º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • Suinocultura do Paraná tem predominância do modelo integrado com agroindústrias
  • Com apoio do Estado, Connect Week Brasil vai agitar cenário de inovação da Capital em junho
  • Prefeito Osnei Stadler visita à Escola Municipal Tiradentes e realiza a entrega das camisetas da Campanha Faça Bonito.
  • Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA
  • Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento em 34 cidades na manhã deste sábado
  • Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização