Programa Genomas Paraná está com inscrições abertas para bolsistas com pós-doutorado

10 de abril de 2024 às 14:54

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de bolsistas para atuar no Napi Genômica – Projeto de Pesquisa Genomas Paraná. São quatro bolsas de pós-doutorado: duas para as áreas de Genética, Biologia Molecular ou Epidemiologia e outras duas para a área de Bioinformática. As bolsas são de 40 horas semanais, com valores de até R$ 5.500, dependendo do tempo de formação como doutor. As inscrições vão até o dia 12 de abril.

O bolsista de Genética será responsável por supervisionar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em atividades como extração e quantificação de ácidos nucleicos (DNA e RNA) de amostras biológicas como sangue, saliva e fezes. O bolsista também terá responsabilidade na organização, armazenamento e gerenciamento de amostras biológicas, além de organização e gerenciamento de dados epidemiológicos e análises estatísticas correlatas. Além disso, deverá estar apto a participar de reuniões de pesquisa, escrever projetos e artigos científicos.

O bolsista de Bioinformática realizará análise comparativa com outras populações de genomas sequenciados, tanto de indivíduos brasileiros quanto de outras populações mundiais já disponibilizados publicamente. O bolsista projetará e implementará um banco de dados de variantes genéticas, e desenvolverá e aplicará pipelines de bioinformática para extração de variantes genéticas a partir de dados analisados de genomas sequenciados.

O Napi Genômica – Projeto de Pesquisa Genomas Paraná é financiado pela Fundação Araucária e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), fruto de uma associação ampla entre a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que visa formar mestres e doutores na área.

Tem como objetivos apoiar o fortalecimento e o avanço da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, incentivando atividades de desenvolvimento que apresentem perspectivas de promover avanços tecnológicos ou que sejam de alta relevância social e estratégica, e financiar, por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado, profissionais para o desenvolvimento de projetos que se originarão a partir da construção do banco de dados do Programa Genomas Paraná.

Esse programa, executado em parceria com o Instituto para Pesquisas do Câncer (Ipec), busca entender as características da população do Estado, levando em consideração a saúde, o ambiente em que se vive, o estilo de vida, o histórico familiar e o perfil genético de cada pessoa. O objetivo primário é descrever o perfil genético e epidemiológico da população, começando com uma amostra representativa do município de Guarapuava.

O projeto busca identificar biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, a síndrome metabólica e comorbidades associadas (obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares).

Podem se inscrever todos aqueles que possuam título de doutor na área de ciências farmacêuticas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via protocolo online. As instruções para inscrição e os documentos necessários estão disponíveis no edital. O resultado final será divulgado no dia 26 de abril.

 

Foto: Unicentro

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Chuvas esparsas
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Chuvas esparsas
Londrina
19º
Neblina
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Marilene Schwab
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr Valdomiro Doroch .
  • Parceria da Cresol e Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga vai beneficiar agricultores do município
  • Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul
  • Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico
  • Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades
  • Com 6 milhões de trabalhadores, Paraná alcança maior número de pessoas ocupadas da história
  • Mudanças climáticas: Paraná participa de debate sobre emissão de carbono no agro