Vice-prefeito de Prudentópolis se compromete com a Operação Rondon Paraná 2024: “Um passo crucial para o desenvolvimento regional’

10 de abril de 2024 às 13:56

A Unicentro recebeu, na última sexta-feira (5), representantes de dez municípios da região centro-sul do estado para a apresentação da proposta de parceria para a Operação Rondon Paraná 2024. A iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, conta com a participação das sete universidades estaduais – Unicentro; Unioeste; UEPG; UEM; UEL; UENP; e Unespar.

O objetivo da proposta é promover atividades de extensão universitária nas áreas de inclusão social, cultura e saúde, em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Nesta edição, a Unicentro ficou responsável pela coordenação geral das atividades. “Nós tivemos uma etapa prévia, fomos a 18 municípios da região sul convidá-los para essa reunião em que vamos apresentar o projeto  e firmar um termo de compromisso deles no aceite da Operação Rondon”, explica a coordenadora institucional do projeto Rondon na Unicentro, Mônica Nunes.

Entre as cidades que enviaram representantes para o lançamento oficial da Operação estão Prudentópolis, Candói, Cantagalo, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond. Para o vice-prefeito de Prudentópolis, Evaldo Hofmann Júnior, a Operação Rondon é uma oportunidade para que as universidades contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. “É um prazer nós estarmos hoje aqui e vamos dizer o ‘sim’ a esse projeto. Sabemos que o Rondon impacta a vida das pessoas com políticas públicas de inclusão, levando desenvolvimento sustentável e cidadania a todos os nossos munícipes, principalmente aqueles que precisam”, destaca.

As atividades desta edição ocorrem entre 5 e 19 de julho. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, Aldo Nelson Bona, as expectativas são de mais uma operação de sucesso. “A expectativa é de que a operação possa impactar a vida das pessoas, tanto das pessoas que serão atendidas nos municípios, quanto a vida daqueles rondonistas voluntários que vão realizar as diversas ações, os diversos projetos nos municípios aqui da região central do estado do Paraná. Então, sem dúvida nenhuma, a expectativa maior é essa, que o projeto cumpra a sua missão, a sua função, que é transformar e impactar a vida das pessoas”, compartilha.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, também destacou a importância da Operação como forma de concretizar um dos pilares da universidade pública que é a extensão. “Uma universidade só tem razão de existir se ela puder atender a comunidade. A extensão tem essa responsabilidade – de levar a universidade até a comunidade e trazer a comunidade até a universidade, e o Rondon é um projeto clássico de extensão universitária”, pontua. “A partir do projeto Rondon, os alunos e professores podem levar expertises e experiências para as pessoas que precisam de conhecimento, de informação, principalmente para aqueles lugares que mais precisam de desenvolvimento”, finaliza.

 

Por Maíra Machado

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Chuva
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • Suinocultura do Paraná tem predominância do modelo integrado com agroindústrias
  • Com apoio do Estado, Connect Week Brasil vai agitar cenário de inovação da Capital em junho
  • Prefeito Osnei Stadler visita à Escola Municipal Tiradentes e realiza a entrega das camisetas da Campanha Faça Bonito.
  • Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA
  • Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento em 34 cidades na manhã deste sábado
  • Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização