Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação

17 de abril de 2024 às 13:53

A edição 2024 do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação será realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O evento, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), é inédito no Estado e ocorrerá entre nos dias 6 e 7 de junho, durante a programação paralela do 19º Festival das Cataratas.

O fórum é o principal espaço de debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil. “Trazer esse evento para Foz, em parceria com o IAT e o Festival Cataratas, é uma grande oportunidade de discutirmos os rumos das áreas protegidas do Brasil no município que sedia o parque nacional mais icônico de nosso País”, destaca o diretor de Áreas Protegidas do MMA, Pedro Cunha e Menezes.

Diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto lembrou que a iniciativa ganha ainda mais importância ao ser integrada ao Festival das Cataratas, considerado um dos maiores eventos de turismo do Brasil. “Cada vez mais, o turismo é parte integrante e estratégica para a conservação da biodiversidade. Por isso, é importante que haja essa integração entre o turismo e a gestão das Unidades de Conservação”, afirma.

Segundo ele, o evento é importante também por discutir estratégias, diretrizes e qualificação para o setor. “É um evento anual que reúne os 26 estados do País e o Distrito Federal. Uma integração para discutir a melhoria da qualidade da conservação da biodiversidade do País”, diz Andreguetto.

FESTIVAL – A preocupação socioambiental é também um dos pilares fundamentais do Festival das Cataratas. Para Paulo Angeli, idealizador do evento, ser palco de discussões dentro dessa temática enriquece ainda mais o encontro paranaense. “Promover essa integração entre turismo e meio ambiente está no cerne de nossa missão, e estamos muito satisfeitos com a confirmação deste encontro”, ressalta.

De acordo com os organizadores, ainda há alguns espaços e opções disponíveis para empresas e instituições apresentarem suas marcas, produtos e serviços na tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3029 6603, WhatsApp (45) 9 9958 0025 ou e-mail [email protected].

Serviço:

Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Paralelo ao Festival da Cataratas)

Data: 6 e 7 de junho

Local: Rafain Palace Hotel & Convention – Foz do Iguaçu

 

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
20º
Parcialmente nublado
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Kauan Nicolas Nortoch Soares aos 16 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Miguel Muzeka aos 46 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João dos Santos aos 75 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da jovem Mariele da Silva  Neves aos 31 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento de Jorge Bogdanovicz aos 42 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Valeranovicz
  • IAT resgata tamanduá-mirim com vários ferimentos em Xambrê, no Noroeste do Paraná
  • Empresária prudentopolitana será homenageada com o Prêmio Mulher Empreendedora
  • No Mês da Mulher, moradora de Pinhais leva prêmio de R$ 100 mil no Nota Paraná
  • Cresol desenvolve projetos que estimulam o protagonismo e o empoderamento feminino
  • Dom Amilton celebra abertura Quaresma e destaca Campanha da Fraternidade
  • XI Congresso da Comunidade Ucraniana do Brasil acontece nos dias 22 e 23 de março em Curitiba