Portal de dados abertos auxilia sociedade a consultar informações sobre o Estado

17 de abril de 2024 às 13:49

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (17) mais uma ferramenta de acesso da população a informações econômicas e sociais sobre o Paraná. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a Celepar colocaram no ar o Portal de Dados Abertos do Paraná, que agrupa informações já disponibilizadas em outros sites, principalmente o do Ipardes.

O portal tem mais de 15 milhões de dados públicos do Ipardes, incluindo informações das áreas física, econômica, social, financeira e político-administrativa, além de dados dos 399 municípios paranaenses. Ele tem como base o BDEweb, sistema gerido pelo Instituto. A plataforma será alimentada ao longo dos próximos anos com as informações relevantes do Paraná, consolidando-se como uma ferramenta para a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas.

O termo dados abertos públicos refere-se a informações e conjuntos de dados disponíveis para acesso, uso e redistribuição livremente, sem restrições de direitos autorais, patentes ou outros mecanismos de controle. Esses dados são geralmente disponibilizados por governos, organizações sem fins lucrativos e empresas com o objetivo de promover a transparência, a participação cívica e o desenvolvimento econômico.

Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, a nova oferta de dados consolidados auxilia agentes públicos e privados na tomada de decisões importantes à sociedade. “Disponibilizar dados estruturados em um portal possibilita o acompanhamento de indicadores importantes para o desenvolvimento de políticas públicas, assim como subsidiam agentes privados nas decisões sobre investimentos locais”, afirma.

“Isso contribui para que o Estado do Paraná mantenha sua vocação estratégica de planejamento e estruturação de políticas públicas voltadas ao bem dos paranaenses e ao bom ambiente de negócios, destacando-se no cenário nacional”, complementa.

A parceria entre Ipardes e Celepar reforça o compromisso com a transparência. “A assinatura deste termo demonstra nosso compromisso em fornecer informações relevantes e acessíveis para a sociedade. Estamos alinhando o Paraná às melhores práticas de transparência do País e o novo portal é um passo importante nessa direção”, afirma Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Esses dados poderão ajudar inúmeras empresas, inclusive startups, na prospecção de novas soluções em serviços públicos”.

RANKING DE COMPETITIVIDADE – O Portal de Dados Abertos do Paraná pode refletir na evolução do Estado em índices nacionais importantes, como o Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de TIC, que compõe o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

 

Foto: Amanda Batista da Silva/Celepar

Prudentópolis
19º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo limpo
Curitiba
14º
Neblina
Londrina
18º
Neblina
União da Vitória
16º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda
  • Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual
  • 47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua
  • Marcha para Jesus em Guarapuava reuniu milhares de fiéis na Praça Cleve neste sábado (18)