Falso sequestro é desvendado após tentativa de extorsão em Irati

22 de abril de 2024 às 16:15

No dia 15/04/2024, por volta das 13h30, uma tentativa de falso sequestro foi desvendada em Irati. Um adolescente, que trabalha em uma Distribuidora de Gás, recebeu uma ligação em que os criminosos fizeram perguntas sobre a localização da empresa e, posteriormente, anunciaram que se tratava de um “assalto”.

Os suspeitos instruíram o jovem a retirar dinheiro do caixa e a efetuar recargas em números de telefone indicados. Após as tentativas frustradas em farmácias, o adolescente conseguiu realizar duas recargas no valor de R$100 cada em uma lotérica.

Os criminosos então ordenaram que o adolescente se dirigisse a uma praça pública e exigiram números de telefone de contatos próximos a ele. Utilizando um número desconhecido, os criminosos ligaram para o pai do adolescente, anunciando o sequestro e exigindo dinheiro. Mais tarde, entraram em contato com a mãe, exigindo um pagamento de R$700 via PIX. A mãe, após não conseguir realizar a transferência devido ao nervosismo, decidiu ir à delegacia para relatar o ocorrido

Os suspeitos pediram que o adolescente tirasse uma fotografia sua, a qual foi enviada para os genitores durante a extorsão.

Para conferir maior grau de convencimento às vítimas, os criminosos reuniram na mesma chamada o adolescente e seu pai, de modo que ao ouvir a voz do filho passou a crer que estariam com ele.

Enquanto isso, o filho foi encontrado por um conhecido da família na praça da Bandeira, ainda em contato com os criminosos.

Assim que noticiado o suposto sequestro, houve uma imediata e completa mobilização dos policiais civis da Delegacia de Irati, com parte da equipe indo ao encontro dos familiares a fim de obterem maiores informações, enquanto outra equipe passou a realizar diligências internas a fim de esclarecer se se tratava de sequestro real.

Foi acionado o Grupo TIGRE da Polícia Civil do Paraná, que de imediato designou uma equipe para se deslocar a Irati, bem como deu orientações e passaram a realizar diligências a fim de tentar identificar a origem das chamadas dos criminosos e a localização do adolescente.

Identificado que as chamadas eram realizadas de outro Estado, confirmou-se a suspeita de que o sequestro anunciado seria falso. Assim, outra equipe saiu para realizar buscas pelo adolescente nas ruas da cidade.

A situação foi esclarecida quando o adolescente foi localizado por policiais civis da 41° Delegacia Regional de Polícia. O falso sequestro foi desarticulado e o adolescente, que estava ileso, foi reunido com sua família. A polícia investiga o caso para identificar e prender os responsáveis pelo crime de extorsão.

A Polícia Civil de Irati alerta a população para golpes como esses, orientando a que não sejam dadas informações pessoais, como nomes, local de trabalho, contatos de familiares e amigos próximos ou mesmo fotografias, visto que os criminosos se utilizam de informações e dados repassados pela própria vítima para sustentarem o anúncio do falso sequestro.

Além disso, a Polícia Civil ainda orienta que em casos semelhantes, não se negocie com os criminosos, mas que procurem a Delegacia de Polícia passando o maior número de informações possíveis, como número telefônico de quem anunciou o sequestro, chave PIX indicada para transferência, bem como e-mail, nome, conta em redes sociais e número telefônico da pessoa anunciada como sequestrada.

 

Imagem; Reprodução da Internet

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuva
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • Suinocultura do Paraná tem predominância do modelo integrado com agroindústrias
  • Com apoio do Estado, Connect Week Brasil vai agitar cenário de inovação da Capital em junho
  • Prefeito Osnei Stadler visita à Escola Municipal Tiradentes e realiza a entrega das camisetas da Campanha Faça Bonito.
  • Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA
  • Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento em 34 cidades na manhã deste sábado
  • Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização