Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática

24 de abril de 2024 às 14:47

O projeto Genomas SUS está com inscrições abertas para seleção de bolsistas que tenham até dois anos de experiência nas áreas de ciência de dados e bioinformática. Estão sendo ofertadas bolsas para atuar no programa em oito cidades do Brasil, incluindo Guarapuava, e também para trabalho remoto. As bolsas são de 40 horas semanais, com valores que podem chegar a R$ 12 mil.

O projeto seleciona candidatos com experiência mínima de 2 anos após a graduação para bolsas tecnológicas e de pesquisa, preferencialmente na modalidade presencial. Além de habilidades básicas em bioinformática, o candidato deve fornecer referências e evidenciar experiência em um ou mais dos seguintes pontos: gestão da infraestrutura de TI para genômica e bioinformática; pipelines de análises genômicas; análises de genômica populacional; análises para estudos de associação genótipo-fenótipo; genômica clínica; e segurança de dados.

O Genomas SUS, financiado pelo Ministério da Saúde no contexto do Programa Genomas Brasil, tem como um dos seus objetivos gerar e analisar dados de 21 mil genomas completos de brasileiros a serem sequenciados. Criado em 2020, o Genomas Brasil se desenvolve em duas linhas: sequenciamento genômico para prever o risco de doenças, permitindo tratamentos mais seguros e eficazes para os pacientes, e emprego de terapias avançadas (como as terapias celulares, gênicas e de tecidos engenheirados à base de células humanas).

Integram o Genoma SUS oito centros de pesquisa em seis estados, sendo dois do Paraná: em Guarapuava, com atividades desenvolvidas na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec), e em Curitiba, no Instituto Carlos Chagas (ICC) vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para participar do processo seletivo, basta acessar o site de inscrições e preencher o formulário. No mesmo site, é possível também conferir as atribuições necessárias para assumir uma das bolsas.

GENOMAS PARANÁ – O Paraná também desenvolve um projeto similar. O Genomas Paraná tem como objetivo compreender as características da população considerando a saúde, o ambiente em que se vive, o estilo de vida, o histórico familiar e o perfil genético de cada pessoa. A previsão é que tenha 10 anos de duração.

Entre as etapas do projeto está a descrição do perfil genético e epidemiológico da população do Paraná, começando com uma amostra representativa do município de Guarapuava. Por meio da construção de um banco de dados e uso de técnicas de Inteligência Artificial, o projeto busca identificar biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis, como a síndrome metabólica e comorbidades associadas (obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares).

 

Foto: Walterson Rosa/MS

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
12º
Tempo limpo
Guarapuava
12º
Tempo limpo
Curitiba
14º
Neblina
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda
  • Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual
  • 47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua
  • Marcha para Jesus em Guarapuava reuniu milhares de fiéis na Praça Cleve neste sábado (18)