Prefeito Celso Góes sanciona lei que denomina trecho da rua XV de Novembro em Avenida Deputado Cezar Silvestri.

29 de abril de 2024 às 13:52

Em um dos momentos mais marcantes para Guarapuava nos últimos anos, na manhã deste sábado, dia 27 de abril, foi inaugurado um painel em homenagem a Cezar Augusto Carollo Silvestri, empresário e político que muito contribuiu para o desenvolvimento do Município. A obra de arte, concebida e executada pelo artista plástico paranaense Toto Lopes, foi instalada em frente ao CMEI Morro Alto, na esquina da até então Rua XV de Novembro, com Avenida Raulino Gabriel de Córdova.

Na ocasião, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, sancionou a lei que altera o nome do trecho da Rua XV de Novembro, entre o chafariz até o entroncamento com a BR-277, que agora passa a ser denominado Avenida Deputado Cezar Silvestri. A iniciativa partiu de um projeto de lei apresentado pelo vereador Marcio Carneiro, e aprovado em 18 de abril deste ano, na Câmara de Vereadores da cidade. “Cezar era meu amigo e orientador. Muitas foram nossas conversas e encontros para falar de Guarapuava e dos projetos que precisávamos desenvolver aqui. Ele destinou consideráveis recursos ao Município, incluindo a emenda para as obras de revitalização da Rua XV de Novembro, em 2018. Esta foi uma das maiores intervenções de pavimentação asfáltica recentes. Ele ainda foi responsável por destinar inúmeros recursos e investimentos em educação, saúde e infraestrutura. Esta homenagem é merecida, bem como a denominação desta importante Avenida de nossa cidade. Neste momento, eu me sinto muito emocionado e, na presença de todos vocês, sanciono esta lei”, falou o prefeito Celso Góes.

A deputada estadual Cristina Silvestri, viúva de Cezar Silvestri, falou da emoção que sentiu quando soube da homenagem. “Parece que só agora, eu tive mesmo a consciência de tudo o que ocorreu. Este é um momento em que as feridas foram reabertas, pois as lembranças machucam muito. Mas por outro lado, eu me sinto feliz e honrada em saber que meu marido é amado por tanta gente por tudo o que fez em favor de Guarapuava e de todo o Paraná. Cezar não media esforços quando se tratava de se doar em favor das pessoas. Foi um pai extremamente amoroso, mas rígido, ao mesmo tempo. Ele sempre ensinava os caminhos certos para seus filhos. A família era sua prioridade. Portanto, para mim, este é um momento de muita emoção, de saudade, mas também de agradecimento pelo amor de todos”, discorreu Cristina.

“Eu me lembro do meu pai a todo instante. Como minha mãe falou, hoje todas as emoções vêm à tona, pois a saudade do homem que foi e continua sendo meu herói, é muito grande. Por isso, eu agradeço a todos pelo carinho e sei que esta homenagem é um reconhecimento por todo o trabalho que o Cezar, meu pai, realizou em favor de Guarapuava, da região e do Estado”, falou Thereza Cristina Silvestri Almeida (Teka), filha de Cezar Silvestri.

Para o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a homenagem a seu pai é motivo de satisfação, mas também de emoções extremas. Cesar Filho destaca que o carinho que as pessoas têm para com Cezar Silvestri é motivo de agradecimento todos os dias.

“Ao longo da vida, meu pai fez muitas amizades e deixou um legado de respeito e amor pela região. Em se tratando de Guarapuava, ele nunca mediu esforços para trazer ao Município o que havia de melhor, sempre em defesa de quem mais precisava. Ao mesmo tempo em que meu pai era rigoroso com todos da família, principalmente comigo e com minha irmã, ele sabia ser uma pessoa doce e entender as situações, por mais difíceis que parecessem. Agradeço a todas as pessoas envolvidas neste projeto que agora eterniza o nome do meu pai nesta Avenida e neste memorial”, sublinhou Cesar Filho.

O autor da lei que possibilitou a nomeação de parte da então Rua XV de Novembro na Avenida Deputado Cezar Silvestri, Márcio Carneiro, relembrou momentos de convivência com Cezar e falou da importância que ele teve em sua vida pública. “O Cezar Silvestri foi um grande amigo, uma pessoa que me orientou em todos os momentos. Sempre que eu precisei, ele estava ali, pronto para me estender a mão. Hoje, para mim, é um dia de reconhecimento. Agradeço aos vereadores que votaram favorável a esta proposta, e ao prefeito Celso Góes que sancionou a lei”, evidenciou Márcio.

 

RECONHECIMENTO A CEZAR SILVESTRI

 

Com estas homenagens, tanto a vida quanto a obra política de Cezar Silvestri serão perpetuadas em Guarapuava. Durante 26 anos, ele foi um dos políticos mais influentes da região, ocupando cargos como vice-prefeito de Guarapuava, deputado estadual e deputado federal por três mandatos cada, além de ter desempenhado funções de destaque no Paraná, como Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, chefe da Casa Civil e presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

Reconhecido como o “deputado da educação” e o “deputado da saúde”, suas contribuições foram significativas e abrangentes. Na educação, promoveu a estadualização de cursos universitários em Guarapuava, garantindo acesso gratuito ao ensino superior na região. Na área da saúde, foi fundamental na obtenção de credenciamentos e equipamentos para serviços essenciais, como radioterapia e cirurgia cardíaca, beneficiando a comunidade local.

Sua dedicação também se estendeu à infraestrutura, com programas e projetos que visavam revitalizar ruas e apoiar o desenvolvimento municipal. Cezar defendeu os interesses dos paranaenses na luta contra a privatização da Copel, apontou irregularidades nas concessões do pedágio, garantiu direitos importantes para pequenos agricultores, foi o responsável pela criação da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, além de outros grandes feitos em favor da comunidade da região.

Sua morte em outubro de 2018, aos 66 anos, foi profundamente sentida por toda a classe política paranaense. Era casado com Isabel Cristina Rauen Silvestri e deixou dois filhos: Thereza Cristina Silvestri e Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho.

HOMENAGENS

Cezar Silvestri já havia sido homenageado anteriormente por meio de um projeto do Executivo Municipal, que nomeou a UBS do Bairro São Cristóvão com seu nome, reconhecendo os recursos por ele destinados à construção daquela unidade. Outro espaço de saúde importante que leva seu nome é a ala de Radioterapia do Hospital do Câncer de Guarapuava, cuja existência se deve ao empenho do político em angariar recursos para equipamentos avançados e o credenciamento do serviço junto ao SUS.

SOBRE O ARTISTA TOTO LOPES

O memorial em homenagem a Cezar Silvestri foi criado pelo artista plástico paranaense Toto Lopes.  Autodidata, ele se especializou na reutilização de materiais descartados, destacando-se como um pioneiro na composição artística sustentável.

Sua jornada começou em 1996, quando fundou a Toto Artes. Ao longo dos anos, Lopes desenvolveu uma ampla gama de habilidades, atuando como escultor, pintor e criador de cenários. Além de sua atuação profissional, Toto é conhecido por seu compromisso com projetos sociais. Desde 2007, ele ministra oficinas de artes plásticas em comunidades carentes, alcançando crianças, adultos e idosos.

Toto também se destaca internacionalmente, com obras reconhecidas no Brasil e no exterior. Seu quadro “A Santa”, participou de mostras de arte em Nápoles e Roma, na Itália, incluindo o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizado pela UNESCO.

 

Foto e Fonte; Prefeitura de Guarapuava.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
19º
Chuvas esparsas
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Marilene Schwab
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr Valdomiro Doroch .
  • Parceria da Cresol e Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga vai beneficiar agricultores do município
  • Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul
  • Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico
  • Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades
  • Com 6 milhões de trabalhadores, Paraná alcança maior número de pessoas ocupadas da história
  • Mudanças climáticas: Paraná participa de debate sobre emissão de carbono no agro