O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou um projeto-piloto em sua Escola Prática Educativa de Trânsito (EPET) de Cascavel, utilizando carrinhos elétricos para alunos da educação infantil das redes municipal e privada.
As atividades são realizadas na minicidade da EPET, com foco no papel da criança como pedestre, mas também proporcionado uma simulação no papel de motorista, com supervisão e orientação dos educadores da escola. O objetivo é desenvolver nos estudantes as noções de atitudes corretas e seguras no trânsito, bem como o respeito ao pedestre, quando futuros condutores.
Os oito veículos foram doados à Superintendência Regional Oeste do DER/PR pela Receita Federal, e são adequados para crianças na faixa etária de 5-6 anos.
Além deste projeto-piloto e outras atividades que promovem a segurança no trânsito, a EPET atua principalmente com o Curso “Aprendendo e… Vivendo”, destinado a estudantes da 5ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, com aulas teóricas e atividades práticas na minicidade visando a formação de pedestres conscientes.
Os resultados do projeto-piloto serão avaliados pelo DER/PR, podendo ser expandido para o público do ensino fundamental, com veículos de tamanho adequado.
Somente na EPET Cascavel são recebidos cerca de 7 mil alunos por ano, de 150 estabelecimentos de ensino das redes pública e privada de Cascavel e municípios vizinhos. O DER/PR conta com EPETs também em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.
Foto: DER-PR