Audiência da Agepar vai debater revisão tarifária do serviço de distribuição de gás canalizado

3 de maio de 2024 às 15:49

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) promove no próximo dia 20 uma audiência pública para debater detalhes referentes à 1ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço de distribuição de gás canalizado no Estado. Os temas que serão discutidos são a metodologia e o cálculo da Margem Bruta Requerida Máxima (valor da remuneração da concessionária, contemplando os investimentos realizados e a taxa de remuneração da companhia, entre outros fatores), para o ciclo tarifário 2024-2029.

“Além da metodologia, já estamos apresentando o cálculo dos valores obtidos para as Margens de Distribuição e, consequentemente, da Margem Bruta Requerida Máxima para a concessionária (Compagas), para que a sociedade civil possa tomar conhecimento e apresentar suas contribuições referentes ao cálculo”, explica Adalto Acir Althaus Junior, chefe da Coordenadoria de Distribuição de Gás Canalizado da Agepar.

A audiência pública será realizada no formato online, a partir das 10h, e é aberta para participação de qualquer cidadão, incluindo representantes de empresas, associações, órgãos e entidades públicos, entre outros.

A taxa de remuneração e a metodologia de cálculo da Margem Bruta Requerida Máxima já foram temas de consultas públicas, realizadas entre dezembro de 2023 e março de 2024. Agora, com a audiência pública, a sociedade civil tem mais uma oportunidade de apresentar suas sugestões sobre o tema e participar mais ativamente do processo de revisão tarifária.

Promovida a cada cinco anos, a Revisão Tarifária Periódica traz definições importantes sobre a tarifa a ser cobrada dos usuários do sistema de distribuição de gás canalizado nos próximos anos para prestação do serviço.

COMO PARTICIPAR – Com transmissão ao vivo pelo YouTube, qualquer cidadão pode participar da audiência pública, seja por meio de manifestações ou apenas como ouvinte.  Interessados em apresentar suas contribuições, no entanto, devem se inscrever pelo site da Agepar. Neste link, também está disponível o Regulamento completo da audiência.

O período para envio de contribuições escritas e inscrição para manifestação oral estará aberto das 8h30 do dia 6 de maio às 20h30 do dia 15 de maio. No dia da audiência, os cidadãos também terão nova oportunidade para inscrição para manifestação oral e envio de perguntas por escrito, que se encerrará às 11h do dia 18 de abril.

 

Foto: AGEPAR

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
19º
Chuvas esparsas
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Marilene Schwab
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr Valdomiro Doroch .
  • Parceria da Cresol e Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga vai beneficiar agricultores do município
  • Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul
  • Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico
  • Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades
  • Com 6 milhões de trabalhadores, Paraná alcança maior número de pessoas ocupadas da história
  • Mudanças climáticas: Paraná participa de debate sobre emissão de carbono no agro