Paraná envia 300 bolsas de sangue para ajudar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul

9 de maio de 2024 às 15:11

O Governo do Paraná enviou nesta quinta-feira (9) mais três voos com ajuda ao Rio Grande do Sul. Entre os materiais enviados estão bolsas de sangue, medicamentos, alimentos e equipamentos de segurança.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) despachou, via Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), 300 bolsas de sangue e seis de plaquetas concentradas aférese para reforçar o sistema público de saúde do Estado que enfrenta calamidade pública por causa de enchentes. O envio faz parte da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, atendendo pedido do Hemocentro gaúcho.

“Por ordem do governador Carlos Massa Ratinho Junior, todo o aparato do transporte aéreo da Casa Militar está à disposição para ajudar o povo gaúcho que precisa muito. Estamos desde domingo fazendo viagens para o Rio Grande do Su, levando mantimentos, material de higiene e limpeza, ração para animais, medicamentos, insumos para hospitais e agora bolsas de sangue e de plaquetas”, destacou o chefe da Casa Militar, tenente-conronel Marcos Antonio Tordoro.

As bolsas de sangue e plaquetas partiram no fim da manhã do Aeroporto do Bacacheri. Elas já foram preparadas para uso, facilitando o atendimento dos pacientes gaúchos. São 140 bolsas de sangue tipo B positivo, 50 bolsas de A negativo, 60 de A positivo, 20 de AB negativo, cinco de O negativo e 25 de O positivo. Só a quantidade de bolsas de sangue poderão salvar até 150 vidas.

“Nesse momento de grande preocupação com a enchente no Rio Grande do Sul, estamos ajudando no que é possível. Hoje enviamos essas bolsas do Hemepar e queremos atender o povo gaúcho no que for possível. Por isso nos colocamos estamos à disposição para dar essa retaguarda”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Mas para poder ajudar o estado gaúcho e ao mesmo tempo manter o estoque de sangue necessário para os hospitais aqui do Paraná, Beto Preto apela à população para que doe sangue. “Peço aos doadores de todo o Paraná que procurem a sede mais próxima do Hemepar, seja na Capital ou em todas as outras regionais de Saúde, para que possamos fortalecer o nosso Hemepar”, ressaltou.

MANTIMENTOS E EQUIPAMENTOS – As aeronaves do Paraná também levaram mais mantimentos e equipamentos ao Rio Grande do Sul. Ainda na área de saúde, foram enviados 153 quilos de medicamentos para os hospitais das cidades de Santa Maria, Alegrete, Santiago e Ijuí. Esses medicamentos foram adquiridos pelo governo gaúcho de farmacêuticas paranaenses, com as aeronaves do Governo do Paraná sendo usadas para o transporte. Entre as medicações enviadas estão antibióticos, antiflamatórios, analgésicos para entubação em UTI, entre outros.

Também foram enviadas para o município de Santa Maria 13 caixas de nutrição parenteral (NTP), alimentação personalizada e em forma de soro que é administradas em pacientes que não conseguem se alimentar pela boca. Foram nove caixas com 2,8 quilos e outras quatro caixas com 10 quilos de NTP.

Uma das aeronaves também levou 400 quilos de alimentos arrecadados pela Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, no bairro Mercês em Curitiba. A congregação também enviou duas freiras que vão prestar apoio no trabalho do abrigo de idosos do município de Rio Pardo. Um técnico da Companhia Paranaense de Energia (Copel) também foi enviado para ajudar no reestabelecimento da energia elétrica nos municípios gaúchos.

Por fim, as aeronaves levaram nesta quinta duas antenas de internet via satélite e dois drones para reforçar o trabalho das equipes de salvamentos que trabalham na busca das vítimas das enchentes.

 

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Prudentópolis
19º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo limpo
Curitiba
14º
Neblina
Londrina
18º
Neblina
União da Vitória
16º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda
  • Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual
  • 47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua
  • Marcha para Jesus em Guarapuava reuniu milhares de fiéis na Praça Cleve neste sábado (18)