Com foco no atendimento em saúde mental, Paraná inicia novo ciclo do PlanificaSUS

16 de maio de 2024 às 14:22

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou nesta quarta-feira (15) o Termo de Adesão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), referente ao PlanificaSUS, para o triênio 2024-2026. Um dos principais destaques desse novo ciclo é o enfoque na otimização dos serviços de saúde mental, especialmente na Macrorregião Norte, integrada pela 16º RS de Apucarana, 17º RS de Londrina, 18º RS de Cornélio Procópio, 19º RS de Jacarezinho e 22ª RS de Ivaiporã.

A proposta é criar estratégias de educação permanente nessa região, desenvolvendo competências e habilidades nas equipes técnicas e gerenciais e, futuramente, compartilhando os êxitos para outros locais do Estado.

O projeto recebe apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tendo como objetivo reforçar a Rede de Atenção à Saúde Paraná.

Também prevê a implementação da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) por meio de ciclos de melhorias, divididos em fases de planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação. As atividades incluem workshops, oficinas tutoriais e outras iniciativas desenvolvidas nas Regiões de Saúde da Macrorregião Norte e nos Municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati.

“O PlanificaSUS tem uma grande importância no fortalecimento dos serviços de saúde, otimizando processos com ferramentas interligadas em benefício da população paranaense. É um grande projeto, que sintetiza o nosso Sistema Único de Saúde por meio de ações, trocas de experiências e parcerias efetivas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões.

O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

“O Planificasus é uma grande oportunidade para implementarmos metodologias que contemplem, de maneira universal, as necessidades dos usuários. Essa assinatura marca um novo passo, ainda mais forte, para elevar a qualidade no acesso e atendimento em saúde para o Estado”, afirmou o presidente do Conselho de Secretários Municipais do Paraná (Cosems), Fábio de Mello.

PRESENÇAS – Participaram da assinatura a coordenadora da Câmara de Atenção Primária à Saúde do Conass, Maria José Evangelista; a representante do PlanificaSUS Nacional, Ana Alice Freire; a coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, além de secretários municipais e gestores de saúde.

 

Foto: SESA-PR

Prudentópolis
15º
Tempo limpo
Ponta Grossa
14º
Tempo limpo
Guarapuava
10º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
15º
Parcialmente nublado
União da Vitória
13º
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento do Sr. Leandro Schafranski aos 32 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Silvana Izabel Machado Spisila aos 60 anos
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Sindi Saúde, comunicam o falecimento do Sr Edmundo Krassowski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr Nestor Gaudeda.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • Unidade prisional de Pitanga doa 590 kits com toucas e cachecóis para instituições sociais
  • Copel mantém nota máxima em avaliação de crédito da Fitch
  • Para prevenir pragas, Adapar normatiza acesso de máquinas agrícolas ao Paraná
  • Frente fria no Estado: menor temperatura do Paraná é registrada em Palmas
  • IAT divulga dados da compensação pela exploração de recursos minerais no Paraná
  • Inscrições do programa que vai custear bolsas e curso de TI para mil jovens estão abertas