Governo e Fundação Pró-Renal iniciam ciclo de exames renais para pessoas negras

20 de maio de 2024 às 16:09

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), promoveu nesta segunda-feira (20) em parceria com a Fundação Pró-Renal o Dia D de combate aos problemas renais. A data foi marcada pelo início de 300 exames de creatinina e microalbuminúria para a população negra. A iniciativa, voltada às comunidades de matrizes africanas, visa o rastreamento da doença renal.

A realização destes procedimentos faz parte de um estudo denominado Amplitude – Estudo da Prevalência de Alelos da Apolipoproteína L1 (APOL-1). Essas possíveis mutações da APOL-1 ocorrem principalmente em pacientes negros e descendentes diretos. Aqueles que forem identificados com alguma alteração serão devidamente encaminhados para tratamento e acompanhados. Os interessados precisam ter mais de 18 anos, ser negros ou descendentes diretos.

A capacidade de atendimento é de 15 pacientes por dia. A partir desta segunda-feira serão, no máximo, 15 agendamentos por dia até fechar os 300 exames estabelecidos na parceria. O agendamento deve ser feito pelo telefone (41) 3312-5455. Os procedimentos ocorrem na sede da Fundação, na Avenida Vicente Machado, 2.190, no bairro Batel, em Curitiba.

Os exames podem ser realizados no mesmo dia, sendo coletados sangue e urina no local do atendimento, sem a necessidade de jejum prévio. Os resultados serão liberados em até cinco dias, podendo ser retirados diretamente na Fundação Pró-Renal, enviados por e-mail ou via WhatsApp, se autorizado por escrito.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância da iniciativa e reforçou que o objetivo é expandir essa conscientização aos municípios do Paraná. “Esse trabalho que se inicia hoje tem que ser contínuo. Queremos que ações como essa cheguem no público previsto, esse é o papel do Estado”, destacou.

A diretora executiva da Fundação Pró-Renal, Anelise Marcolin, reiterou a iniciativa em prol da prevenção. “Esse é um dos nossos alicerces mais fortes, junto com a conscientização e a educação da população contra uma doença que é silenciosa, mas prevenível. Essa parceria vai expandir a nossa atuação e a nosso acesso a outras pessoas”, afirmou.

 

Foto: Robson Mafra/ Semipi

Prudentópolis
15º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Eugenia Senkiu aos 59 anos.
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos
  • Boletim Agrometeorológico de maio indica excesso de chuvas no Sul e escassez no Norte
  • Servidores da Saúde aprimoram conhecimentos para coleta e análise de dados epidemiológicos
  • Detran-PR destina R$ 103,8 milhões para fortalecer ações de segurança no trânsito no Paraná
  • Governo libera R$ 45,1 milhões para 10 cidades no programa Asfalto Novo, Vida Nova