Prova do concurso da Polícia Penal reuniu 17.696 candidatos; gabarito está disponível

20 de maio de 2024 às 16:13

O concurso público para ingressar na Polícia Penal do Paraná (PPPR) foi realizado neste domingo (19) e contou com a participação efetiva de 17.696 candidatos, o que representa 71% dos 24.938 inscritos. O concurso visa preencher sete vagas para o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP), que contemplam três macrorregiões do Estado – Curitiba, Londrina e Cascavel, abrangendo os municípios paranaenses que contam com unidades penais.

O gabarito preliminar do caderno de questões da prova objetiva foi divulgado nesta segunda-feira (20) e já está disponível no site do Instituto AOCP, organizador do concurso.

A etapa realizada neste domingo consistia em prova objetiva, na qual os candidatos tiveram 5 horas para a responder 75 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma: 25 de conhecimentos gerais (envolvendo língua portuguesa, raciocínio lógico matemático e informática) e 50 de conhecimentos específicos, integrando direito administrativo, legislação extravagante (leis e regras não previstas em códigos), direito constitucional, direito penal, direito processual penal, direito penitenciário, criminologia e direitos humanos.

As próximas etapas contemplam, ainda, avaliação psicológica, investigação social, curso de formação e avaliação médica, todas de caráter eliminatório.

“Esse número expressivo de participantes não apenas evidencia o interesse e a determinação dos postulantes, mas também ressalta a importância atribuída à carreira de policial penal no Paraná”, destaca o diretor-geral da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto.

Entre as funções do policial penal estão exercer o poder de polícia na apuração e aplicação de sanções disciplinares de acordo com a Lei nº 7.210/84; coordenar, dirigir e chefiar estabelecimentos penais, atividades típicas de gestão prisional e setores relacionados ao órgão responsável pela administração do sistema prisional; participar, integrar ou assessorar órgãos, departamentos, conselhos, comissões ou grupos de trabalho relacionados ao sistema penitenciário; classificar as pessoas privadas de liberdade (PPL); transportar, conduzir, guardar e escoltar custodiados; e coordenar e realizar as atividades típicas de execução penal, bem como as afetas à custódia de presos provisórios, medidas cautelares diversas da prisão e tratamento penal, entre outras.

O curso de formação será ministrado nos municípios de Curitiba e Londrina, aplicado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen). Os candidatos devem sempre estar atentos às informações do Edital nº 001/2024 e acompanhar as demais publicações e erratas que serão divulgadas. O canal oficial de rede social da Polícia Penal do Paraná também estará sempre atualizado sobre o calendário do processo seletivo.

 

Foto: Polícia Penal do Paraná

Prudentópolis
25º
Tempo limpo
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
23º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Acidente Fatal na BR-373 em Prudentópolis: Colisão Frontal Resulta em Morte 
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado
  • Fomento Paraná e BDMG firmam acordo de cooperação técnica