Escola de trânsito do Detran-PR promove palestra para alunos da educação especial

24 de maio de 2024 às 13:42

Como parte das ações do Maio Amarelo, a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promoveu nesta quinta-feira (23) uma palestra para cerca de 100 alunos da Escola Estadual Especial José Richa, em Curitiba. De forma lúdica, com apresentações interativas e materiais didáticos, o evento abordou temas fundamentais para a segurança no trânsito, destacando a importância do respeito às normas e comportamentos responsáveis.

A educadora de trânsito Fabiana Andrade ressalta a relevância de ações como essa para a inclusão e conscientização de todos os cidadãos. “É essencial que todos, incluindo os alunos especiais, tenham acesso à educação de trânsito e compreendam a importância de práticas seguras no dia a dia”, destaca.

O tema nacional da Campanha Maio Amarelo deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, que envolve condutores, ciclistas e pedestres. As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente sobre a questão de segurança no trânsito.

Até o dia 30 de maio, o Detran-PR cumpre uma extensa programação em diferentes regiões do Estado, com ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, como palestras, blitz educativa, simulador de capotamento para mostrar a importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção. Para as crianças, há o projeto Detranzinho, que simula um ambiente de trânsito, óculos virtual e contação de histórias.

DÉCADA DE AÇÃO  Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito porque foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias. Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito.

No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade.

O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.

Foto: Detran-Pr
Prudentópolis
19º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Tempo limpo
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Eugenia Senkiu aos 59 anos.
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos
  • Boletim Agrometeorológico de maio indica excesso de chuvas no Sul e escassez no Norte
  • Servidores da Saúde aprimoram conhecimentos para coleta e análise de dados epidemiológicos
  • Detran-PR destina R$ 103,8 milhões para fortalecer ações de segurança no trânsito no Paraná
  • Governo libera R$ 45,1 milhões para 10 cidades no programa Asfalto Novo, Vida Nova