Hospital de Reabilitação realiza mais um mutirão de cirurgias ortopédicas neste sábado

24 de maio de 2024 às 13:35

O Hospital de Reabilitação de Curitiba, uma das unidades próprias do Governo do Estado, realiza neste sábado (25) mais um mutirão de cirurgias para a colocação de próteses no quadril e no joelho. Oito pacientes passarão pelos procedimentos, sendo cinco de Artroplastia Total de Quadril (ATQ) e três de Artroplastia Total de Joelho (ATJ). O objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera dos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Alguns dos pacientes desta ação, para as cirurgias de joelho e quadril, estão aguardando na fila de espera desde 2020. O mutirão de cirurgias, em regime de caráter especial, envolve uma equipe de dezessete profissionais altamente especializados, entre eles, cirurgiões, anestesistas, técnicos de enfermagem, enfermeiro, instrumentadores e auxiliares de serviços gerais. As cirurgias de quadril são as mais complexas e prolongadas, podendo chegar a quatro horas para a finalização do procedimento.

“Os procedimentos são resultados dos investimentos que a unidade hospitalar recebeu nos últimos anos. A ortopedia é uma das áreas mais reprimidas durante a pandemia e agora estamos agilizando essas demandas de pacientes que necessitam desse tipo de procedimento”, disse o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.

As cirurgias devem começar logo no início da manhã e se estenderão por todo o dia. No último sábado (11), uma ação semelhante foi sido realizada na mesma unidade, reunindo uma equipe médica para cirurgias nas especialidades de ortopedia de mão, joelho, pé, ombro e quadril. Na ocasião foram concretizados 11 procedimentos.

Desde o início do ano a unidade ganha força e vem aumentando o número de procedimentos feitos por especialistas. Em janeiro foram 291 cirurgias, em fevereiro, 292, em março, 331, em abril, 381, e já são 258 no decorrer deste mês.

COMPLEXO HOSPITALAR – O Centro de Reabilitação do Paraná – Ana Carolina Moura Xavier faz parte do Complexo Hospitalar do Trabalhador, que foi constituído em 2019. O conglomerado pertence  à Sesa e incorpora, além do Reabilitação, as unidades do Hospital do Trabalhador, Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (Caif), o Centro Regional de Especialidades (CRE Kennedy), o Hospital Regional da Lapa São Sebastião e o Centro Regional de Atenção Integrado ao Deficiente (Craid).

 

Foto: SESA-PR

Prudentópolis
16º
Tempo limpo
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
14º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Eugenia Senkiu aos 59 anos.
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos
  • Boletim Agrometeorológico de maio indica excesso de chuvas no Sul e escassez no Norte
  • Servidores da Saúde aprimoram conhecimentos para coleta e análise de dados epidemiológicos
  • Detran-PR destina R$ 103,8 milhões para fortalecer ações de segurança no trânsito no Paraná
  • Governo libera R$ 45,1 milhões para 10 cidades no programa Asfalto Novo, Vida Nova