Professores que participaram do Ganhando o Mundo debatem experiência internacional

27 de maio de 2024 às 14:38

O 1º Congresso Ganhando o Mundo Professor, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, reuniu 150 pessoas, sendo a maioria intercambistas da edição de 2023 do programa criado pelo Governo do Estado. O objetivo do evento foi permitir a troca de conhecimento e aplicação prática em sala de aula e na formação de outros professores.

“A ideia é disseminar o conhecimento adquirido a partir de pesquisas, reflexões e estudos vivenciados ao longo do intercâmbio. Além disso, o encontro foi uma oportunidade de confraternização no encerramento da primeira edição. O evento demonstrou o resultado e a importância dessa experiência na contribuição para a formação dos nossos professores que, pela primeira vez, puderam vivenciar  um período em países com educação de ponta e que será repassada aos nossos alunos”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Foram realizadas mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos dos intercambistas. Ettore Alberto Marenda, professor de História no Colégio Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, viajou para a Finlândia em novembro de 2023. “Apresentei os relatos sobre o aprendizado por lá. A importância deste congresso é, justamente, podermos medir o impacto que isso tem na educação do Paraná. Foi um grande momento de síntese, de reunião, de trocas de ideias e de novos projetos de pesquisa que virão para o futuro”, disse.

Organizado pela equipe da Secretaria da Educação à frente dos programas de intercâmbio e por mentores atuantes na formação para Língua Inglesa dos intercambistas, o Congresso contou, ainda, com a presença de coordenadores, professores e orientadores parceiros da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Paraná Educação (Preduc) e da Fundação Araucária.

INTERCÂMBIO – Idealizado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação, o Ganhando o Mundo viabiliza a oportunidade de intercâmbio internacional a estudantes e professores de escolas públicas estaduais do Paraná. Lançado em 2019 para estudantes, o programa já teve várias edições para alunos. A próxima, de 2025, será a maior desde o começo, com mais 1,2 mil estudantes.

O Ganhando o Mundo Professor teve sua primeira edição em 2023 com 99 docentes da rede estadual enviados para a Finlândia e Canadá. Nos países de destino, eles participaram de cursos de formação continuada com foco em temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo baseado em habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizado e educação inclusiva.

 

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. Teófilo Okaranski aos 51 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Maletz 
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026