Com queda das temperaturas, Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás

28 de maio de 2024 às 15:36

Com a queda das temperaturas é comum manter a casa fechada para se proteger do frio. E para deixar os ambientes aquecidos, o gás natural é um aliado. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados, já que a menor circulação do ar, combinada com o uso de aparelhos a gás, pode causar o acúmulo do monóxido de carbono: um gás sem cor nem cheiro, cuja inalação pode ser fatal.

Para evitar acidentes com monóxido de carbono, alguns cuidados são necessários. “O ideal é que os aparelhos sejam instalados em áreas ventiladas, por exemplo, as lavanderias. Além disso, a revisão do aquecedor de água deve ocorrer pelo menos uma vez por ano, seguindo a orientação do fabricante”, destaca Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Companhia Paranaense de Gás, Compagas.

É importante voltar a atenção para os dutos de saída dos aquecedores, verificando se precisam, ou não, ser desobstruídos, e se têm algum sinal de amassamento. Morgado ressalta que seguindo as recomendações o uso dos aparelhos a gás é seguro. “Em casos de vazamento, o recomendável é abrir as janelas, fechar as válvulas do aparelho e não acender luzes, isqueiros ou ligar o fogão. Busque imediatamente auxílio técnico qualificado e aguarde a chegada dos profissionais do lado de fora da residência”.

SALA E COZINHA – Além da lavanderia, onde habitualmente ficam os aquecedores, é preciso ficar de olho em outros cômodos da casa, como a cozinha. “Esteja atento para a cor da chama do fogão, que precisa ser azulada. Alterações na coloração para vermelho ou amarelo indicam que a queima não está completa e há produção de monóxido de carbono”, afirma Fábio.

Nas salas de estar pode haver o uso de lareiras a gás. A instalação deste tipo de aparelho requer uma análise técnica detalhada para prevenir acidentes com monóxido de carbono.

A intoxicação provoca alguns sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, confusão mental, falta de ar e náusea. Em casos graves, pode causar a perda de consciência, tornando-se fatal.

PREVENÇÃO – A revisão periódica dos aparelhos a gás é essencial. A Compagas mantém uma lista de empresas credenciadas para a prestação de assistência técnica e manutenção de aquecedores. Confira AQUI.

Os técnicos devem seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as instalações de aparelhos a gás, e por isso é fundamental que as assistências técnicas sejam registradas junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e autorizadas pelos fabricantes dos aparelhos a gás.

 

Foto: Compagas

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
14º
Parcialmente nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro recebem notebooks do Talento Tech
  • A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes da Unicentro reabriu as inscrições para as vagas de moradia estudantil em Irati.
  • Junho Laranja: Saúde alerta para riscos de queimaduras nas festas juninas
  • Conselho dos povos e comunidades tradicionais é eleito em conferência
  • Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia
  • IAT cria macrorregionais para intensificar o monitoramento de poluição atmosférica