50 municípios plantaram 87 mil árvores em ação do programa Asfalto Novo, Vida Nova

4 de junho de 2024 às 13:28

Desde abril do ano passado, pelo menos 86.930 mudas de árvores foram plantadas em 50 municípios paranaenses beneficiados pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova. Ele leva pavimentação urbana para as menores cidades do Estado e tem como um dos seus pilares o plantio de árvores para compensar a emissão de carbono decorrente das obras.

As mudas são cultivadas nos viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) que abastecem o programa Paraná Mais Verde. Elas são distribuídas para as prefeituras, que se tornam responsáveis pelo plantio. A Secretaria de Estado das Cidades acompanha todo esse processo, da definição do local do plantio até a elaboração de relatórios sobre a mortalidade das mudas.

Segundo Mauro Scharnik, gerente de Restauração Ambiental do IAT, os viveiros estão presentes em diferentes partes do Paraná. “Por isso oferecemos mudas compatíveis com o solo e o clima de cada região”, afirma.

Ele destaca que entre as plantas mais procuradas estão as espécies frutíferas nativas, como Araçá, Cerejeira-do-Mato, Jabuticabeira, Pitangueira e Guabirobeira; outras espécies nativas, como o Ipê-Amarelo, Louro-Pardo, Canafístula e Guajuvira; além de espécies ameaçadas de extinção como Araucária, Peroba-rosa, Cedro-Rosa, Imbuia e Ipê-roxo.

De acordo com a engenheira ambiental Paula Daolio Silveira, do Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades, ainda serão plantadas outras 167.121 mudas referentes à primeira etapa do programa. “O calendário do plantio é um pouco diferente daquele das obras de pavimentação. Até porque damos prazo para as prefeituras encontrarem uma área adequada e escolherem o que irão plantar. Além disso, o plantio deve ser realizado em épocas com clima propício para cada região, para reduzir a mortalidade das mudas plantadas”, explica.

No município de Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, o plantio já foi feito. Foram 2.700 mudas de Angico Branco, Paineira, Cerejeira e Pitanga entre outras espécies. “Fizemos o plantio e estamos fazendo roçadas para manter as mudas limpas. Vamos fazer o possível para ter o menor número possível de mudas perdidas. O programa Asfalto Novo, Vida Nova trouxe o asfalto para cá e também teve essa questão ambiental que é fundamental para nossa cidade”, diz o secretário de Meio Ambiente do município, Valdivino Ventura da Costa.

Para a secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, a contrapartida evidencia a preocupação ambiental do governo Ratinho Júnior. “Seria mais fácil e rápido oferecer apenas a obra de pavimentação. Mas nós temos a calçada com acessibilidade, a galeria de água pluvial e o plantio das mudas”, afirma. “Essa é uma ação de sustentabilidade, pensando no futuro. Com ela, promovemos a recuperação de nossos biomas, utilizando espécies ameaçadas de extinção e preservamos locais como fundos de vales e outras áreas críticas. O programa faz a compensação da emissão de carbono e vai muito além”.

PROGRAMA – Lançado em 2023, o programa contemplou na primeira fase todos os municípios de até 7 mil habitantes com recursos para pavimentar toda a área urbana e trocar a iluminação por lâmpadas mais eficientes. A segunda etapa foi lançada em novembro e envolve investimento de R$ 132 milhões para contemplar 38 municípios, de 7 mil a 12 mil habitantes, que cheguem a 100% de pavimentação nas vias urbanas. Também está prevista a troca de luminárias convencionais por sistemas LED. Parte dos recursos são da transformação da Copel em corporação.

 

Foto: Valdelino Pontes/SECID

Prudentópolis
26º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
26º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo limpo
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Pela primeira vez, mais de 50% das luminárias dos municípios paranaenses são LED
  • Acidente Fatal na BR-373 em Prudentópolis: Colisão Frontal Resulta em Morte 
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado