Deputada Cristina Silvestri fala sobre os desafios do enfrentamento à violência política de gênero em ano eleitoral

19 de junho de 2024 às 08:39

Deputada Cristina Silvestri fala sobre os desafios do enfrentamento à violência política de gênero em ano eleitoral

“Estamos em ano de eleição municipal e precisamos reforçar a proteção das mulheres que vão concorrer ao pleito”, destacou a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB).

A declaração foi durante a reunião realizada pela bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná com representantes do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, nesta terça-feira (18). O tema do encontro foi O Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça.

“Instalamos o Fórum em 2021 e, desde então, avançamos no combate à violência política, especialmente a partir da Lei Federal 14.192/2021, que define regras para prevenir e punir este crime. Mesmo assim, as mulheres no exercício de funções públicas ainda não têm os direitos plenamente cumpridos”, avaliou Cristina Silvestri.

Como primeira procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, entre 2019 e 2023, a deputada Cristina colocou em prática várias iniciativas que contribuem para prevenir condutas violentas, acolher as vítimas e fortalecer a participação feminina na política.

“Instalamos 180 procuradorias municipais, criamos a bancada feminina, encaminhamos dezenas de denúncias aos órgãos competentes e elaboramos sugestões de alterações nos estatutos dos partidos políticos”, lembrou a parlamentar.

A deputada Cristina reforçou a importância da participação dos três poderes e entidades de classe na luta contra a violência política. “As estratégias mais eficazes surgem a partir do nosso trabalho em rede, com atores do Legislativo, Executivo e Judiciário, e a contribuição do terceiro setor. Por isso, acredito nessa união de forças”.

Além das deputadas e das representantes do Fórum, a reunião da bancada feminina contou com a presença de vereadoras, pré-candidatas e lideranças do Poder Judiciário, da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), do Observatório de Violência Política contra a Mulher, do coletivo Vote Nelas e da comunidade LGBTQIA+.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Chuvas esparsas
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
26º
Parcialmente nublado
União da Vitória
23º
Tempo nublado
  • É  com pesar que o Paf e a funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento da jovem Gisele Papirniak aos 20 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Miguel Novak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • Pesquisa da Unioeste estuda como transformar cabelo humano em adubo
  • Advogado prudentopolitano, em conjunto com outros juristas, lança obra inovadora abordando a proteção das pessoas com deficiência
  • Empresa Neovia realiza serviços de poda de árvores na BR-277 com interdição parcial da rodovia
  • Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Ivaí e Rio AZUL
  • Maquininhas do Sicredi têm alta de 62,6% em transações durante o mês do Natal e registram quase R$ 5,5 bi em vendas
  • Educação vai contratar 300 assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais