Projeto que protege policiais científicas e penais segue para sanção governamental

19 de junho de 2024 às 15:43

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (20), a redação final do projeto de lei 229/2021, de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB), que propõe o afastamento das policiais científicas e penais de serviços insalubres durante a gravidez e a amamentação. Agora só falta a sanção governamental para a medida se tornar lei.

“As funções exercidas pelas policiais incluem a exposição a vários riscos. Faz parte da rotina delas manipular produtos tóxicos, visitar lugares perigosos e se esforçar intensamente. Precisamos proteger a saúde dessas mulheres e de seus bebês”, afirma a deputada Cristina. A proposta tem a coautoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT).

O projeto de lei também busca combater o desmame precoce. “Com o esquema de plantões, as policiais ficam fora de casa por longos períodos e, logo que voltam da licença maternidade, com os bebês ainda pequenos, são obrigadas a interromper a amamentação”, explica Cristina Silvestri.

“Há muitos anos, vemos colegas correndo o risco de abortar e sem condições de amamentar seus filhos. Somos muito gratos por esse projeto, que vai contribuir para a humanização das corporações, tornando-as mais inclusivas e acolhedoras para as trabalhadoras”, comemora a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), Vanderleia Leite.

O projeto prevê que as policiais grávidas ou lactantes sejam temporariamente transferidas para funções administrativas ou outras atividades que não impliquem riscos à saúde. “Desta forma, asseguramos que essas profissionais continuem contribuindo com suas habilidades e conhecimentos sem comprometer a segurança e o bem-estar delas”, comenta a deputada Cristina.

A Polícia Científica do Paraná exerce com exclusividade as perícias criminais e as atividades de ensino, pesquisa, tecnologia e inovação técnico-científicas de ciências forenses. Já a Polícia Penal atua no sistema prisional, com funções como recaptura, monitoração, escoltas, serviços de custódia, missões táticas, apreensões, revistas, rondas e controle de motins e rebeliões.

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Geni de Lurdes Lemos Martins aos 57 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Júlio César Mosquer.
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • Sanepar vistoria imóveis de Guarapuava e região para evitar problemas com coleta de esgoto
  • Nota Paraná devolveu R$ 160,7 milhões em créditos de ICMS durante o 1º semestre de 2024
  • Luta contra o feminicídio reúne 100 municípios na Caminhada do Meio-Dia
  • Paraná é 4º estado que mais recebeu turistas estrangeiros no 1º semestre
  • Acervo do Arquivo Público do Paraná ajuda cidadãos em processo de dupla cidadania
  • Bombeiros prestaram mais de 63 mil atendimentos no 1º semestre; incêndios cresceram