Em Irati produtores de leite participam de curso no centro de treinamento para pecuaristas

20 de junho de 2024 às 16:23

Um grupo de produtores de leite de Irati participou de um curso especializado no Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP), localizado em Castro, nesta terça-feira (18).

A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação contínua dos produtores, aprimorando suas técnicas e conhecimentos para melhorar a qualidade e eficiência da produção leiteira.

Os produtores foram acompanhados pelo técnico da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Osnei Abel Lopes. Além da oportunidade de aprendizado, os participantes do curso também foram beneficiados com doses de sêmen que serão destinadas ao melhoramento genético do rebanho.

Para o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Alessandro Trybek, é importante que os produtores procurem por capacitação contínua. “A participação em cursos e treinamentos é fundamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo da agropecuária em nossa região. Investir em conhecimento é investir no futuro da produção rural”, afirma Trybek.

O CTP

O Paraná detém o título de segundo maior produtor nacional de leite, atrás de Minas Gerais. Também é no estado que estão os municípios com maior produção leiteira do país: Castro e Carambeí.

Na base dessas conquistas está o trabalho do Centro de Treinamento Pecuário (CTP), localizado em Castro, que, em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR há mais de 25 anos, proporciona conhecimento e profissionalização para os bovinocultores de leite do Estado.

O CTP foi criado em 1966 por meio de uma parceria entre o Brasil e a Holanda, reproduzindo em Castro uma estrutura semelhante a uma escola de treinamento leiteiro holandesa.

O local conta com alojamentos, refeitórios e salas de aula específicas para os treinamentos. Somando as duas unidades de produção, o CTP produz 12,4 mil litros diários.

Prudentópolis
15º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
26º
Parcialmente nublado
União da Vitória
15º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra