Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos

21 de junho de 2024 às 16:11

Com anúncios de investimentos e apresentação de projetos, o Governo do Paraná aproximou os ecossistemas de inovação na segunda edição do Connect Week Summit, um dos maiores festivais de inovação do País, em Curitiba. A feira aconteceu no Viasoft Experience, dentro da Universidade Positivo, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia, estimular o ecossistema local e permitir a conexão entre órgãos públicos, investidores, empresários, startups e estudantes.

Ao todo foram mais de 150 estandes, 350 palestras nacionais e internacionais e nove plenárias apresentadas nos quatro dias de evento, além de participação ativa das universidades da região de Curitiba e das universidades estaduais.

As ações do Estado foram apresentadas na Arena Paraná, que reuniu diversos órgãos para exporem casos de ecossistemas estaduais e iniciativas desenvolvidas no Paraná para as áreas de inovação e tecnologia. O espaço contou também com apresentação de tecnologias utilizadas pelo governo estadual, tira-dúvidas sobre programas de incentivo e estúdio de rádio com transmissão ao vivo de programas e entrevistas realizadas pela Paraná Turismo.

A Arena Paraná foi composta pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); da Educação (Seed); do Turismo (Setu); do Planejamento (SEPL); da Agricultura e Abastecimento (Seab); a Fundação Araucária; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); a Celepar; o Detran e a Fomento Paraná.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, reforçou o compromisso do governo estadual pela busca de novas soluções tecnológicas, aliado ao apoio ao empreendedorismo e projetos acadêmicos. “A inovação é fundamental para o futuro e o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Eventos como o Connect Week Summit reforçam nosso compromisso em popularizar a inovação, capacitar jovens e apoiar startups, criando um ambiente fértil para o crescimento e a conexão entre todos os atores do ecossistema de inovação”, destaca Canziani.

“Durante o evento, vimos a materialização dos nossos esforços. As pessoas presentes, os 150 estandes e as 350 palestras são um testemunho do potencial e da vitalidade do ecossistema de inovação do Paraná”, complementa.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a ascensão do Estado no setor. “O Connect Week é um evento relevante para o momento que se vive no Paraná em relação ao sistema de ciência tecnologia e inovação e para os ambientes promotores de inovação. Tudo isso está conectado em um movimento que se faz presente no Paraná como um todo. Sem dúvida, foi uma grande arena de debates e de troca de informações, estabelecimento de conexões, o que contribui para retroalimentar esse movimento em favor da inovação em todo o estado”, afirma.

Além do estande, o governo estadual participou de palestras e painéis com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e a divulgação dos projetos de governo realizados para a inovação. Como o Paraná Anjo Inovador que investe no desenvolvimento de projetos inovadores por startups; o Talento Tech, projeto de capacitação em tecnologia para jovens do estado; e o projeto de Óculos Amigo, que entregou 147 óculos inteligentes para alunos com cegueira total da rede estadual de educação; e apresentação do display tátil inteligente para cegos, que serão entregues para as escolas para uso de professores e alunos com deficiência visual da rede estadual de ensino.

O coordenador de desburocratização de serviços públicos da SEI, Thiago Marcelino, explica que a feira foi uma oportunidade de apresentar os projetos da secretaria para todo o Brasil e explicar de que forma o Paraná se tornou o estado mais inovador do País. “A gente mostrou como fizemos essa conexão com os ecossistema de inovação do estado, ouvindo as demandas de quem está na ponta e trazendo para dentro e assim criando programas e projetos que atendessem a essas demandas”, complementa.

ANÚNCIOS – Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez o anúncio da liberação de R$4 9,2 milhões em investimentos para ciência, tecnologia e inovação, visando o fortalecimento dos ecossistemas do Estado.

Outro anúncio realizado pelo governador foi o Plano de Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual. O documento descreve as iniciativas e ações já realizadas pelo governo para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria dos serviços públicos, na eficiência da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, além de indicar direções para o futuro.

O plano também prevê a expansão estratégica da adoção de IA, o fortalecimento das parcerias com o setor privado e universidades, e a disseminação da cultura de inovação em todo o governo. O documento faz parte do anteprojeto que será enviado à Assembleia Legislativa sobre a implementação de soluções de Inteligência Artificial no Estado.

ANJO INOVADOR – Também marcaram presença no evento startups selecionadas no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador, maior programa do Brasil de incentivo financeiro com recurso público destinado a startups para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.

Entre elas estavam a Cattus, empresa de Toledo, no Oeste, que criou um banheiro sustentável para gatos; a Exatamente Soluções Educacionais, de Guarapuava, que desenvolve soluções com base em jogos e gamificação para facilitar o processo de aprendizagem de alunos; e a Carpool, focada na criação de um aplicativo para promover caronas compartilhadas.

O CEO da Carpool, Luiz Paulo Oliveira, conta que a startup nasceu a partir de um problema pessoal para conseguir se locomover por Curitiba. A empresa foi aprovada no primeiro edital do Anjo Inovador e com o investimento, tem conseguido desenvolver o software para lançá-lo no mercado.

“Além do investimento do governo, o programa me proporcionou conexões muito valiosas dentro desse mercado de startups, então só tenho a agradecer a SEI por todo esse movimento, porque sem isso o início da história da Carpool seria muito diferente. E estar no Connect Week também está sendo uma porta de entrada para divulgar a empresa, participar de palestras e fazer network com outras startups”, afirma.

 

Foto: Rafisa Ramos/SEI

Prudentópolis
13º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
14º
Parcialmente nublado
Guarapuava
12º
Tempo limpo
Curitiba
15º
Parcialmente nublado
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
13º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra