Especialistas de todo País discutem regulação de serviços públicos em evento na Agepar

26 de junho de 2024 às 13:33

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) recebe, entre os dias 25 e 28 de junho, as reuniões presenciais das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar). Na ocasião, especialistas de todo o País discutem as particularidades e o futuro da regulação de serviços públicos delegados no Brasil. Todos os painéis são híbridos, contando também com transmissão e participações online, por meio do canal da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) no YouTube.

“Além de ser uma grande oportunidade de capacitação e aquisição de conhecimento para os nossos servidores, especialmente aqueles que integram o Quadro Próprio da Agepar, sediar as Câmaras Técnicas da Abar pela primeira vez demonstra que a Agência está crescendo em importância e relevância no cenário da regulação de serviços públicos no país”, analisa o diretor-presidente da Agepar, Reinhold Stephanes.

Entre os temas que serão discutidos ao longo da semana, estão saneamento básico, transportes e distribuição de gás canalizado, serviços públicos regulados pela Agência no Paraná.

Além de Stephanes, a cerimônia de abertura do evento, realizada na manhã desta terça-feira (25), contou com a presença do presidente da Abar, Vinícius Benevides, do conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Guimarães, do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, do procurador-geral do Estado, Luciano Borges, e do procurador do Ministério Público João Henrique Vilela da Silveira.

Após agradecer a presença das autoridades, Benevides destacou a importância de reunir integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em um mesmo evento, para debater a regulação de serviços públicos no País. “Essa troca de informações é fundamental para o desenvolvimento das agências reguladoras de todo o país e é com muita honra que a gente vem ao Estado do Paraná para fazer este intercâmbio. Desta forma, a regulação de todo o país estará aqui no Paraná até sexta-feira”, disse.

Guimarães, por sua vez, destacou que a participação do TCE-PR no evento também pode contribuir para o aprimoramento das atividades do Tribunal como órgão de controle. “Essas informações podem nos auxiliar a capacitar ainda mais nosso técnicos a respeito dos serviços públicos que são objeto de regulação no nosso Estado, pensando principalmente no usuário desses serviços”, ressaltou.

Durante a cerimônia de abertura das Câmaras Técnicas, também estiveram presentes os diretores da Agepar Rejane Maria Schirr Scolari (Regulação Econômica) e Marcelo Luiz Curado (Administrativo Financeiro), a secretária-geral das Microrregiões de Água e Esgoto, Márcia de Oliveira Amorim, e o diretor Financeiro e Relações com Investidores da Sanepar, Abel Demetrio, assim como servidores da Agepar e de outras agências reguladoras e outros convidados.

 

 

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • Rede estadual: plataformas de apoio à aprendizagem se destacam no 1º semestre
  • Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024
  • Pesquisas da UEPG sobre cavernas integram livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
  • Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados
  • Paraná é a principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil
  • Copel e Simepar desenvolvem sistema de IA para prever desligamentos por temporais