Museu Paranaense reúne grandes nomes do esporte para conversar com o público

26 de junho de 2024 às 16:16

Em iniciativa inédita, o Museu Paranaense (MUPA) receberá grandes nomes do esporte brasileiro para uma mesa de conversa com o público. O evento é gratuito e acontece na próxima quarta-feira (3), às 19h, e não é necessário fazer inscrição. O encontro vai ampliar e aprofundar o tema do Programa Público “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, projeto experimental e bienal do museu que neste ano acontece entre os meses de maio e agosto.

A mesa “Trajetórias e experiências do corpo no esporte” terá a presença de três ex-atletas profissionais:  maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira. Com carreiras marcantes, os atletas colecionam premiações representando o Brasil em olimpíadas e campeonatos mundiais. Suas trajetórias dentro e fora do esporte são o foco da conversa, conectando preparação e prática esportiva com seus desdobramentos na alimentação, psicologia e solidariedade.

O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar. A ideia é que o público possa experimentar, aprender, conhecer e sentir de forma ampla o que é apresentado, a fim de enriquecer sua vivência intelectual, emocional e cultural, não apenas em escala pessoal, mas de experimentação coletiva. Em 2024, na sua segunda edição, o Programa Público tem como tema “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, e convida os visitantes a refletirem sobre as linguagens transversais do corpo.

CONVIDADOS – Vanderlei Cordeiro de Lima nasceu em 1969, no Interior do Paraná. É o sétimo filho de uma família de origem humilde. Quando criança, trabalhou como boia-fria e foi correndo pelas lavouras que descobriu sua aptidão para o esporte. Atleta profissional de 1992 a 2008, ele representou o Brasil em três Jogos Olímpicos, três Jogos Pan-Americanos e alguns campeonatos mundiais, sempre na prova da maratona.

Em Atenas (2004), realizou seu maior sonho: uma medalha olímpica. Também recebeu a medalha Pierre de Coubertin, por mérito do seu comportamento durante a disputa. Em 2016, teve o privilégio de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi convidado a integrar a primeira turma de atletas do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro. Desde que encerrou a sua carreira no esporte, Vanderlei se dedica à realização de outro sonho: o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima.

Janeth Arcain é ex-atleta profissional de basquete. Foi a primeira brasileira a atuar na Women’s National Basketball Association (WNBA), participando de oito temporadas, e tornou-se tetracampeã consecutiva – a única a realizar tal feito. Na carreira, colecionou títulos, entre eles campeã mundial em 1994, medalha de prata nas olimpíadas de Atlanta em 1996 e bronze em Sydney 2000.

É a atleta brasileira que mais possui títulos do basquete. De 1998 a 2007, Janeth foi capitã da Seleção Brasileira e principal jogadora de basquete do país. Em 2015, passou a integrar o Hall da Fama do Basquete e em 2019 Hall da Fama da FIBA. Ainda como jogadora, fundou em 2002, no Estado de São Paulo, o Instituto Janeth Arcain, promovendo democratização de acesso ao esporte de qualidade com foco no exercício da cidadania.

Rolando Ferreira também é ex-atleta profissional de basquete. Fez parte da Seleção Brasileira por 14 anos, participando de dois jogos olímpicos (Barcelona e Seul), três campeonatos mundiais (Espanha, Argentina e Canadá), três pan-americanos (Indianápolis, Havana e Mar Del Plata), sendo campeão em Indianápolis, maior título do basquete brasileiro dos últimos 50 anos. Carregou a tocha olímpica no Pan-americano de 2007 e Jogos Olímpicos 2016, ambos no Brasil. Foi o primeiro brasileiro a jogar na NBA (liga profissional norte-americana) pelo Portland Trail Blazers. Com formação em Educação Física, atuou em diversas organizações esportivas e no segmento de educação, atuando como técnico, gestor e professor universitário.

Serviço:

Trajetórias e experiências do corpo no esporte: maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira.

Data: 03/07 (quarta-feira), às 19h.

Evento gratuito. Não é necessário inscrição

Mais informações de toda a agenda do Programa Público do MUPA podem ser conferidas AQUI ou acessando o Instagram oficial do museu: @museuparanaense.

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

 

Foto: Divulgação

Prudentópolis
11º
Tempo nublado
Ponta Grossa
11º
Tempo nublado
Guarapuava
10º
Tempo nublado
Curitiba
11º
Neblina
Londrina
18º
Parcialmente nublado
União da Vitória
11º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Estado oferece merenda em casa para 800 alunos que não podem ir à escola
  • Operação Rondon Paraná 2024 beneficia 21 mil pessoas na primeira semana de atividades
  • Paraná Anjo Inovador divulga novas datas no cronograma da segunda edição
  • Indenização da Petrobras: Estado vai reestruturar viveiros e laboratórios do IAT
  • Paraná é segundo colocado no VII Prêmio Queijo Brasil, com 129 premiações
  • Vestibular de Inverno 2024 da UEM registra menor abstenção dos últimos 15 anos