Sanepar assina convênio com Câmara de Curitiba no Programa Use o Bom Senso

26 de junho de 2024 às 16:13

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento (Sanepar), Wilson Bley, e o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello, assinaram nesta quarta-feira (26) um termo de cooperação mútua que levará a expertise da Sanepar em gestão da qualidade para dentro do Poder Legislativo Municipal, com implantação do Programa Use o Bom Senso.

Bley frisou a importância da atuação mútua da empresa de saneamento e dos vereadores para a universalização do saneamento. “Neste acordo inédito, firmamos bases para mais diálogo e aproveitamos a oportunidade para pedir aos vereadores o empenho para alcançarmos índices de saneamento ainda melhores, para chegarmos na última milha”, disse ele. “Curitiba é coberta por coleta de esgoto em 98,8% de sua área urbana. Precisamos agora identificar e chegar ao 100%, não estimulando processos que tragam vulnerabilidade social e, em conjunto, encontrando boas soluções. Como missão dada pelo nosso governador Ratinho Júnior temos o desafio audacioso de universalizar o saneamento básico em todos os lugares até 2027, seis anos antes da meta nacional para o Brasil. A universalização é imprescindível para alcançarmos mais qualidade de vida para todos”, afirmou o presidente da Sanepar.

Por sua vez, Fachinello reforçou a importância do Programa para a Câmara, destacando seus resultados em relação a melhorias contínuas nos processos e na gestão das pessoas. “Estamos desde o final de 2023 realizando os trâmites para esse acordo, que visa mais eficiência, sustentabilidade, economia. Já preparamos a parte visual do Programa e estamos confiantes nos bons resultados”, disse o vereador.

Para a implantação do Use o Bom Senso na Câmara de Vereadores de Curitiba, atuarão como apoio profissional especializado Vanusa Maria Salvador e Nelci Harumi Mori, ambas funcionárias da Sanepar, com muita experiência em relação aos processos do Programa, tendo sido auditoras dele na Companhia.

CONTRAPARTIDA – Pelo convênio, a Câmara Municipal de Curitiba cederá suas ações da Escola do Legislativo para uso do Programa de Desenvolvimento de Pessoas da Sanepar, de modo que empregados da Companhia possam ter acesso a treinamentos como contrapartida pelo auxílio na implantação do Programa Use o Bom Senso na Casa Legislativa.

“A formação é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento profissional de nossos empregados. Dentro desta perspectiva, contribuindo para a gestão pública e com a possibilidade de compartilhar conhecimentos e experiências, entendemos que esta parceria é um acordo de interesse mútuo e bilateral, com benefícios que se estenderão diretamente para as duas instituições e para seus trabalhadores, porém com resultados positivos para toda a sociedade”, afirma o diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes.

FUNCIONAMENTO – Criado pela Sanepar em 2000, o Programa nasceu como parte de um trabalho interno de gestão da qualidade, com o objetivo da promoção de práticas sustentáveis em todos os setores da empresa, por todos os seus empregados e colaboradores. O Use o Bom Senso está baseado em conceitos das metodologias dos “5S” (Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Comprometimento), dos “3R” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e da Responsabilidade Social, com ações planejadas dentro do “Ciclo PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Corrigir), sendo esse trabalho avaliado durante mentorias e auditorias internas.

Ao longo do tempo, o Programa passou por modificações, estando hoje dentro do Sistema Integrado de Excelência da Gestão Sanepar (SIEGS), tendo sido atualizado em relação aos princípios organizacionais da Companhia, com foco em sustentabilidade, gestão da qualidade e alinhado a iniciativas de âmbito mundial, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assumidos publicamente pela Sanepar em 2016.

 

Foto: Sanepar

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
12º
Tempo nublado
Londrina
18º
Tempo nublado
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná avança para ser 1º governo subnacional a adotar créditos de biodiversidade
  • Agências do Trabalhador iniciam a semana com 24,1 mil vagas, maior número do ano
  • PRF apreende cerca de 300 quilos de maconha em Guarapuava
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ