Educação promove capacitação de diretores da rede e gestores dos Núcleos Regionais

2 de julho de 2024 às 16:27

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove até o dia 5 (sexta-feira), em Foz do Iguaçu, no Oeste, dois importantes eventos pedagógicos voltados ao aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais da educação da rede de ensino do Estado.

O primeiro (realizado entre os dias 1.º e 03) integra a segunda jornada do Seminário Diretor Formador 2024, cujo tema é ‘Conhecimento Compartilhado, Experiências Multiplicadas’. O segundo evento acontece entre os dias 03 e 05, nominado ‘As Dimensões do Acompanhamento Pedagógico Pelo NRE’.

O primeiro encontro faz parte do programa da formação continuada da Seed-PR e promoverá oficinas e palestras direcionadas aos Diretores Formadores.

O foco do treinamento é atualizá-los no que se refere ao acompanhamento das ações e da proposta de formação desenvolvida pelo Grupo de Estudos Diretor Formador por meio de temas voltados à melhoria da organização dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula. Participam do seminário mais de 300 profissionais da educação de todas as regiões do Estado.

Entre os temas abordados nas oficinas, a liderança entre pares e a habilidade no repasse de feedbacks são alguns dos mais importantes.

“Líderes eficazes são capazes de tomar decisões bem embasadas e justas, a partir da análise de dados e com a compreensão clara das necessidades e objetivos da escola”, afirma Eliana Provenci Albano, chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Seed-PR. “Por isso é essencial capacitar os diretores a desenvolverem boas práticas de liderança, construindo e mantendo boas relações entre seus pares, além de pais, alunos e toda a comunidade escolar”, acrescenta.

Para falar sobre estratégias de avaliação por parte dos diretores para com os demais profissionais das escolas, o diretor da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed, vinculada à Universidade Federal de Juiz de Fora, MG), Wagner Rezende, foi um dos especialistas convidados. Segundo ele, uma das coisas mais importantes nos processos de formação continuada em educação é valorizar o trabalho dos atores envolvidos no processo. “Premiar estes profissionais, reconhecer o trabalho deles e apresentar novas possibilidades de trabalhar com elementos cotidianos sob uma nova perspectiva, como é o caso da análise das avaliações, contribui significativamente para o desenvolvimento profissional e pessoal”, diz ele. “Isso não apenas motiva os educadores a aprimorarem suas práticas pedagógicas, mas também enriquece o ambiente educacional, promovendo uma cultura de aprendizagem contínua e colaborativa”, destaca.

AÇÃO COM OS NRES – O segundo encontro do circuito (dias 03 e 05), nominado ‘As Dimensões do Acompanhamento Pedagógico Pelo NRE’, vai capacitar e atualizar os chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado, além de coordenadores, assessores, tutores e técnicos pedagógicos responsáveis pelos programas Mais Aprendizagem (PMA), Aluno Monitor (PAM), Sistema Educacional de Rede de Proteção (SERP).

A estimativa é de que cerca de 300 pessoas participem do encontro cujo objetivo final será contribuir na melhoria dos resultados da aprendizagem, do clima escolar, da frequência escolar, bem como do processo de recomposição das aprendizagens, visando o aumento das taxas de aprovação, a redução do abandono escolar e ainda a implementação das práticas relacionadas às avaliações externas.

Com oito oficinas programadas, os participantes vão desenvolver suas habilidades nas práticas pedagógicas de leitura, produção escrita e resolução de problemas, além de trocarem experiências em torno da rotina pedagógica na gestão dos núcleos.

“A colaboração entre os núcleos regionais proporciona o alinhamento da gestão e da administração das políticas educacionais nas escolas do Paraná, permitindo uma implementação mais eficaz dos programas e iniciativas propostos pelo Governo, além da melhor utilização dos recursos disponíveis”, afirma o secretário de estado da Educação, Roni Miranda.

DIRETOR FORMADOR – Lançado em 2023, o Grupo de Estudos Diretor Formador, de iniciativa do Governo do Estado e realizado pela Secretaria da Educação, viabiliza a diretores e diretores auxiliares em exercício da rede estadual a oportunidade de formação continuada entre pares, com foco na troca de experiência e desenvolvimento de ações em prol da melhoria da gestão e das práticas de liderança pedagógica nas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Em 2023, 147 diretores formadores auxiliaram na formação continuada de 1.300 diretores cursistas e, neste ano, 202 diretores formadores estão desenvolvendo e inspirando mais 1.994 diretores e diretores auxiliares das escolas estaduais paranaenses.

 

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

Prudentópolis
11º
Tempo nublado
Ponta Grossa
12º
Chuvas esparsas
Guarapuava
11º
Chuvas esparsas
Curitiba
10º
Tempo nublado
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires