Cohapar entrega títulos de regularização em Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo

8 de julho de 2024 às 13:28

A partir desta sexta-feira (5), 257 famílias dos municípios de Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo estão com o direito sobre suas moradias devidamente garantido.

Através do programa Escritura na Mão, modalidade de regularização fundiária do Casa Fácil, o Governo do Estado aplicou quase R$ 187 mil para custear a documentação aos beneficiários com renda de até três salários mínimos.

Coordenado pela Cohapar e focado na população de menor poder aquisitivo, o processo é subsidiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, o que garante que os beneficiários não precisem pagar pelos documentos.

Em Douradina (Noroeste), foram atendidas 148 famílias do distrito Vila Formosa e outras 35 de Jardim do Ivaí. Já em Ribeirão do Pinhal (Norte Pioneiro), são 11 moradores da Vila Domingues, e em Turvo (Centro) são mais 63 residentes do loteamento Bettega que receberam a titulação das propriedades.

A modalidade Escritura na Mão contempla um conjunto de medidas jurídicas e sociais que conferem aos mutuários a segurança e o direito legal sobre os imóveis.

Para isso, as cidades interessadas apresentam as áreas passíveis de regularização e a documentação dos moradores. Posteriormente, a Cohapar contrata uma empresa especializada, via licitação, que fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

O trabalhador rural André Luiz Nunes da Silva, 36 anos, beneficiário de Ribeirão do Pinhal, que reside na Vila Domingues desde que nasceu, não esconde a gratidão pelo serviço prestado. “Pra gente que não tem condições isso foi muito bom. Agora temos uma coisa que é da gente. Que Deus abençoe principalmente vocês que estão ajudando”, disse.

Para o aposentado Pedro José dos Santos, 81 anos, contemplado pela titulação no município de Douradina, os documentos do imóvel representam segurança para a família. “É o maior prazer que eu sinto na minha vida. Faz tempo que a gente tá mexendo com isso, e agora saiu. Faz uns 20, 30 anos que esperamos e isso é uma garantia que a casa fica sendo da gente mesmo”, afirmou.

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
12º
Tempo nublado
Londrina
18º
Tempo nublado
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Piana recebe ministro da Pesca e apresenta produtores de tilápia do Norte do Paraná
  • Portos do Paraná registram novo recorde histórico de movimentação mensal
  • Refis regularizou quase R$ 1 bilhão em débitos fiscais no Paraná desde abril
  • Paraná avança para ser 1º governo subnacional a adotar créditos de biodiversidade
  • Agências do Trabalhador iniciam a semana com 24,1 mil vagas, maior número do ano
  • PRF apreende cerca de 300 quilos de maconha em Guarapuava