Caminhão x Cavalo seguido de Vazamento de PP em rodovia.
Local: BR 373 km 248, Guamiranga.
Data/Horário: 14/07/2024 21:02hmin;
Danos às pessoas: Não houve.
Danos ambientais: Vazamento de cerca de 1200L de produto perigoso corrosivo no solo, a princípio sem atingir corpo hídrico. Avaliação do local será realizada pelo IAT no dia seguinte.
Danos ao patrimônio: Destruição parcial do veículo.
Outros danos: óbito do semovente
O Corpo de Bombeiros de Prudentópolis recebeu via aplicativo de mensagens a informação da Concessionária Via Araucária relatando que um caminhão colidiu com um cavalo e que havia material corrosivo vazando da carreta na BR 373 km 248.
Vítimas:
Não houve
Recursos empregados do Corpo de Bombeiros:
1 Auto Bomba Tanque (caminhão)
1 Auto Busca Salvamento (viatura leve)
Quantidade de BMs diretamente envolvidos:
2 BM’s
1 ADCs
Desdobramento:
Chegando ao local foi confirmado o vazamento de produto perigoso corrosivo, foi evacuada a área retirando pessoas que estavam próximas ao local e interditada totalmente a via, interrompendo o fluxo de veículos em ambos os sentidos.
Os produtos transportados pelo caminhão tinham números da ONU 3109 e 3266, oferecendo risco no caso de contato direto e risco às vias aéreas no caso de inalação dos vapores corrosivos, podendo liberar gases inflamáveis e reagirem violentamente com a água.
Por este motivo e diante da avaliação da situação e constatação da impossibilidade de conter o vazamento proveniente de recipientes IBC localizados no interior do caminhão, foi realizada uma piscina de contenção para buscar evitar a dissipação do produto para o meio.
Concomitantemente, foi realizado contato com a concessionária, que já estava no local no momento da chegada da equipe, para que esta acompanhasse a comunicação entre o Condutor e a empresa responsável pela carga para providenciarem a destinação correta do material, uma vez que não obtivemos sucesso ao tentar contato com os números da empresa responsável pelo produto, nem com o contato da transportadora constantes nos documentos fiscais.
Ainda, foi realizado contato com a Coordenadoria Estadual de Acidentes Ambientais do IAT e as informações referentes ao acidente foram repassadas ao senhor José Adailton, o qual informou que os agentes do IAT irão até o local amanhã para avaliar os danos ambientais.
A PRF compareceu no local e após o vazamento do produto cessar, efetuou a retirada do caminhão para um local próximo fora da pista de rolamento enquanto a equipe realizou a prevenção para que a manobra fosse efetuada, foram repassadas orientações a respeito de manter a distância da pequena quantidade do produto contido na piscina de contenção e especificados os riscos.
Não havendo mais riscos eminentes no local ou gestões para serem tomadas, a equipe passou a responsabilidade do local para a PRF.
APOIO:
Concessionária Via Araucária, PRF.