Descanso ou aventura: Paraná tem belezas naturais que encantam qualquer turista

8 de agosto de 2024 às 09:36

Um passeio pelo Paraná pode demorar dias ou semanas. O Estado tem de tudo: praias limpas, ilhas e trilhas, como o México; canyons e construções arquitetônicas emblemáticas, como os Estados Unidos; cataratas mais simbólicas que as do Canadá; matas intocadas e um grande cinturão verde preservado, como as florestas russa e amazônica; paraísos de água doce com pôr-do-sol como o Mediterrâneo; e belezas naturais que parecem de outra era, como Vila Velha e o Egito.

Os atrativos estão na ponta da língua: o Museu Oscar Niemeyer, o Teatro Guaíra e o Jardim Botânico de Curitiba; o Salto São João, em Prudentópolis; o Buraco do Padre, em Ponta Grossa; o Canyon Guartelá, entre Castro e Tibagi; o Pico Paraná, entre a Região Metropolitana da Capital e o Litoral; a Ilha do Mel; as históricas e gastronômicas Lapa e Antonina e, no fim do Rio Iguaçu, o majestoso conjunto de quedas d’água que formam as Cataratas, eleitas como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

Tem turista à beça. O Paraná foi o quarto estado que mais recebeu estrangeiros no primeiro semestre de 2024. Foram 507.560 visitantes de todos os cantos do mundo, um aumento de 25,79% em relação aos 403.504 do mesmo período do ano passado, atrás apenas de São Paulo (1.111.522), Rio de Janeiro (760.280) e Rio Grande do Sul (619.021).

E tem mais gente querendo viajar. Um levantamento da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) mostra que 86,3% dos paranaenses têm a intenção de realizar alguma viagem até o fim do ano.

A maioria (46,3%) pretende se deslocar ao Interior, outros 40,3% para o Litoral e 13,4% para a Capital. De acordo com a maioria dos participantes (74,6%), as principais motivações para viajar são o lazer e passeio.

Para adequar ainda mais o setor, o Governo do Estado tem apostado em qualificação profissionalexposição do Paraná em feiras internacionais, atração de novos vooscruzeiros marítimos, investimentos diretos em infraestrutura e apoio aos municípios, formatação de novos roteiros e uma grande marca de um Estado que preserva o meio ambiente e o futuro.

“Turismo é deslocamento de PIB e geração de emprego, além de dar dinamismo para a economia. Sempre apostamos no setor e estamos colhendo frutos.

Hoje, o Paraná está na rota de grandes eventos, shows e simpósios, tem conexões diretas entre os grandes centros, um ecossistema da iniciativa privada trabalhando em sinergia, grandes marcas, como o Verão Maior Paraná, o reconhecimento das Cataratas do Iguaçu como melhor destino da América do Sul e novos roteiros abrindo constantemente”, defende o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.

“O Paraná tem tudo o que é preciso para o turismo funcionar como grande gerador e emprego e renda. Temos lugares lindos, com sustentabilidade, boas histórias para contar e infraestrutura para receber os turistas”, diz o secretário do Turismo, Márcio Nunes. “Para que esses turistas recomendem nosso estado, estamos atuando junto ao setor privado para oferecer os melhores serviços e atendimentos e intensificando a divulgação de nossos atrativos”.

Parte desse movimento também é resultado de um trabalho de extensa divulgação dos atrativos estaduais em outros estados e países. Para isso, aviões e ônibus que transitam pelo Brasil foram plotados com a mensagem Visite o Paraná, campanhas publicitárias ajudam a atrair mais turistas e o Paraná agora é presença frequente nos maiores eventos do mundo, com técnicos e empresários do setor apresentando as belezas naturais, radicais, históricas e curiosas do Estado.

A nova campanha publicitária que está no ar também conta com o apoio da Gralha Azul, mascote que tem ligação íntima com o Paraná.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026