A trajetória e as curiosidades do Teatro Guaíra, um dos símbolos da cultura paranaense, agora podem ser acompanhadas pelos ouvintes da Rádio Educativa 97.1 FM. A partir desta terça-feira (20), os ouvintes terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse importante patrimônio cultural do Estado por meio de pequenos relatos transmitidos ao longo da programação.
Essa iniciativa faz parte da campanha comemorativa promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra em celebração aos 140 anos da instituição. A campanha, que teve início em julho com o lançamento de um logotipo comemorativo, inclui diversas ações nas redes sociais e na rádio, visando compartilhar curiosidades, fatos marcantes, detalhes de bastidores e histórias sobre o teatro.
Nos informativos da rádio, os locutores Fabiana Wantuch e Thobias de Santana serão os responsáveis por narrar as histórias e curiosidades do Teatro Guaíra ao longo da programação, proporcionando aos ouvintes uma imersão na rica história deste espaço cultural.
Além do conteúdo transmitido na Rádio Educativa e divulgado nas redes sociais, a campanha dos 140 anos do Teatro Guaíra inclui a série “O Palco e o Tempo”, que traz entrevistas e relatos de pessoas que desempenharam papéis importantes na história do teatro. Os episódios inéditos vão ao ar todas as quintas-feiras, às 19h50, na TV Paraná Turismo, e estão disponíveis no canal do Teatro Guaíra no YouTube, junto com os episódios já exibidos.
Até agora, foram lançados cinco episódios: o primeiro aborda a origem e evolução do teatro, seguido por entrevistas com personalidades como o ator e teatrólogo Danilo Avelleda, os atores José Basso e Lúcio Weber e a ex-diretora artística e ex-bailarina Loraci Setragni.
A série é apresentada por Áldice Lopes, diretor artístico do Teatro Guaíra. Além disso, um episódio extra no YouTube do teatro foi disponibilizado, e traz algumas curiosidades das cortinas corta-fogo dos palcos do Bento Munhoz da Rocha (Guairão) e Salvador de Ferrante (Guairinha). Esses aparatos de segurança foram pintados pelo ilustrador paranaense Poty Lazzarotto, que estaria completando 100 anos em 2024.