O vice-governador Darci Piana participa de uma missão internacional a Lyon, na França, que inicia nesta sexta-feira (6), para acompanhar a 47ª edição do WorldSkills Competition (Torneio Internacional de Educação Profissional). A competição é o maior evento em educação profissional no mundo e, neste ano, terá representantes de mais de 60 países, em diversas categorias e áreas.
O torneio acontece a cada dois anos e tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de cursos técnicos. Ele conta com desafios em 52 modalidades, em que os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.
Piana viaja a convite do Departamento Nacional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), com todas as despesas custeadas pela entidade, não gerando gastos ao erário paranaense. Por esse motivo, Piana solicitou ainda que sejam descontados os dias relativos à viagem de seus rendimentos como vice-governador.
Além do evento em Lyon, que acontece de 10 a 15 de setembro, o vice-governador também fará uma série de visitas técnicas a instituições empresariais e educacionais da cidade. Entre elas estão a Emilyon Business School, uma das principais escolas de negócios da Europa, e o Pole Pixel, hub de economia criativa voltado a profissionais de cinema, audiovisual, comunicação e novas mídias, entre outras áreas. O retorno ao Brasil está programado para dia 16.
BRASIL – O WorldSkills Competition ocorre desde 1950 e reúne competidores de diversas categorias da indústria, comércio, serviços, moda, digital, entre outras áreas. A delegação brasileira concorre com sete ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante. Os participantes são dos estados do Paraná, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de experts de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN