PCPR é destaque no combate ao tráfico de animais em evento da ONU em Nova York

1 de outubro de 2024 às 16:22

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) foi destaque durante o evento Summit of the Future, realizado na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na última semana. O corporação chamou a atenção pelo combate a crimes contra a fauna e ao tráfico de animais silvestres.

O delegado e ambientalista Guilherme Luiz Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, que representou a PCPR e o Brasil no evento, apresentou os esforços da corporação e do Paraná na luta contra o tráfico de animais, uma prática que ameaça a biodiversidade global. “É a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, atrás somente do tráfico de drogas e de armas. A PCPR resgata mail de mil animais por ano e, em média, 50 pessoas são presas anualmente por crimes contra a fauna no Paraná”, afirmou o delegado.

O site da ONU publicou reportagem sobre a atuação da Polícia Civil do Paraná no combate ao tráfico de animais que pode ser conferida AQUI.

O evento abordou temas como meio ambiente, direitos humanos e paz mundial, culminando na elaboração do Pacto para o Futuro, compromisso ratificado por 193 nações para transformar a governança global.

Foram promovidos debates e painéis para elaboração e discussão do texto do Pacto para o Futuro. “Foi uma oportunidade única de representar o Brasil, o Paraná e a PCPR em assuntos de tamanha importância para as presentes e futuras gerações, sobretudo sobre a importância da preservação do meio ambiente, tema pelo qual lutamos todos os dias”, destacou o delegado Guilherme Dias.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Além da participação no Summit of the Future, o delegado representou o Brasil em Washington, entre os dias 9 e 20 de setembro, em um curso sobre como as mudanças climáticas impactam a segurança global, reforçando o papel da PCPR na proteção ambiental. O curso foi promovido pela Escola de Guerra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Denominado Mudanças Climáticas e Implicações para a Defesa e Segurança, o encontro reuniu mais de 100 especialistas em temática ambiental oriundos de 27 países das Américas e da África.

Confira a entrevista do delegado Guilherme Luiz Dias ao Youtube da ONU: 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
13º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Cristiane Aparecida Niebekailo, aos 28 anos, vítima de acidente.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Jovem Adriana Wilczeski.
  • Comunicamos o Falecimento da Sr. José Valdecir De Paula Neves mais conhecido como Necão aos 51 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Marilvane Evangelista De Oliveira. Ocorrido ontem, aos 39 anos de idade.
  • É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Rosalina Prestes Gomes, aos 84 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Elvira Michaliszem Belo.
  • Estado vai convocar mais 1.100 professores aprovados em concurso público
  • Estado divulga projetos classificados para a 2ª etapa do Universidade Sem Fronteiras
  • IAT amplia projeto Parques Paraná, que passa a contar com 32 complexos ambientais
  • PCPR e Polícia do Senado miram grupo suspeito de golpes de R$ 2 milhões em parlamentares
  • Darci Piana destaca turismo paranaense a empresários do transporte de passageiros
  • Casa Civil lança laboratório de dados para otimizar gestão pública estadual