Na noite de segunda-feira, 30 de setembro de 2024, por volta das 20h, a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, localizou um ponto de tráfico e receptação de animais silvestres no bairro Contorno, em Ponta Grossa, após denúncia anônima.
No local, foram encontrados cinco filhotes de papagaio verdadeiro, dois curiós e um pintassilgo, além de R$ 500,00 em dinheiro e uma máquina de cartão, utilizados na comercialização dos animais. As aves estavam sendo mantidas em condições inadequadas, sem autorização do órgão ambiental competente, caracterizando maus tratos. Também foram apreendidas três gaiolas e três alçapões utilizados na captura dos animais.
Durante a ação, uma mulher de 33 anos foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Grossa. Além dos animais, a polícia encontrou uma planta de Cannabis Sativa, indicando também a posse de entorpecente.
Os animais resgatados foram encaminhados ao IAT (Instituto Água e Terra) de Ponta Grossa para os devidos cuidados.
A Polícia Militar do Paraná reforça seu compromisso com a proteção da fauna e da flora, e segue atuando contra crimes ambientais.
“Polícia Militar do Paraná – Nós fazemos a diferença.”