A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) voltou atrás, nesta quarta-feira (2), e cancelou a Lei Seca que seria aplicada no próximo domingo (6), dia do primeiro turno das eleições municipais. Inicialmente, a proibição do consumo e venda de bebidas alcoólicas estava prevista para ocorrer das 8h às 18h, mas foi derrubada após reunião entre o secretário de Segurança, Hudson Teixeira, e representantes de associações do setor gastronômico, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).
De acordo com o secretário Hudson Teixeira, o policiamento será reforçado em estabelecimentos como bares, restaurantes e tabacarias, a fim de garantir a ordem pública. “Estaremos atentos a locais onde efetivamente não pode haver o consumo de bebida alcoólica, que são postos de combustíveis. Teremos operações de trânsito, mas vimos a necessidade de revogar a proibição, considerando até a questão econômica”, declarou o secretário, em entrevista coletiva.
Teixeira explicou que a decisão de cancelar a medida foi tomada após discussões com o governador, que, segundo ele, agiu com “sensibilidade” ao solicitar a revisão da regra. A manutenção da Lei Seca, segundo representantes do setor, prejudicaria financeiramente os estabelecimentos gastronômicos, especialmente em um momento de recuperação econômica.
Fábio Aguayo, presidente da Abrabar, destacou a importância da revogação para o setor. “Qualquer centavo faz diferença no nosso caixa. As pessoas vão aos bares para curtir e relaxar, não só para beber. Não será o bar que causará problemas”, afirmou.
Com a revogação da Lei Seca, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas estão autorizados no Paraná no dia das eleições.
Fonte: G1/Paraná