Sanepar abastecerá Dois Vizinhos com água captada a 1.080 metros de profundidade

23 de outubro de 2024 às 09:20

O poço perfurado em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, para captar água do Aquífero Guarani para o abastecimento público alcançou a profundidade de 1.080 metros. Os trabalhos foram concluídos pela Sanepar no início deste mês e, desde então, são feitos os testes operacionais de vazão e as análises das características físico-química para ter comprovada a qualidade da água, dentro dos parâmetros de potabilidade e conforme preconiza a portaria do Ministério da Saúde.

A previsão é que sejam captados 200 mil litros de água por hora, aumentando em 60% a capacidade da Sanepar na produção. A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, diz que esse é o resultado do esforço de toda companhia em garantir o abastecimento para a população. “A opção de captar a água do Aquífero Guarani se deu após tentativas infrutíferas de perfurações feitas no Aquífero Serra Geral e porque os rios mais próximos da cidade não têm vazão suficiente para atender a demanda. A alternativa foi buscar a água que está há mais de mil metros de profundidade”, destaca Rita.

Devido as características do Aquífero Guarani na região, a água está chegando à superfície com temperatura de 49 graus. Antes de passar pelo processo de tratamento, será necessário baixar a temperatura para até 25 graus, em torres de resfriamento.

A Sanepar já tem contratada a empresa que vai desenvolver os projetos para implantar os sistemas de tratamento, de resfriamento e de transporte da água até a distribuição. Quando os projetos estiverem concluídos será feito o processo de licitação para a implantação das obras.

Esse é o primeiro poço perfurado no Guarani nas regiões Oeste e Sudoeste para ser utilizado no abastecimento público. A perfuração iniciou em abril deste ano e ficou dentro do cronograma, outubro de 2024, e da profundidade estimada prevista de 1.060 a 1.200 metros. Pelas projeções, com esse poço, Dois Vizinhos terá garantia de abastecimento até 2040.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná
  • Servidor de Guarapuava publica pesquisa sobre governança pública digital
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo
  • Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
  • Mulheres paranaenses têm menos filhos e são mães mais tarde, aponta IBGE